Minutos de Paz !

terça-feira, maio 31, 2011



Impressões de otimismo


Momento Espírita


Muito se tem escrito sobre as fórmulas proveitosas dos pensamentos positivos, elaborando resultados eficientes, imediatos.


A Psicologia, ao estudar mais profundamente a psiquê humana, através da psicanálise, constata que todas as impressões, conscientes ou não, se arquivam na inconsciência, em cujos depósitos transitam, retornando à consciência, a seu tempo.


Ora, enviando-se mensagens constantes e positivas aos arquivos da mente, oportunamente estas aflorarão, realizando o fim a que se destinam.


Pouco importa que as impressões remetidas sejam acreditadas ou não.


O essencial é que sejam enviadas ininterruptamente, de tal modo que consigam expulsar aquelas que criaram o clima de pessimismo.


Preenchendo nossa mente e nosso dia com pensamentos positivos, literalmente não haverá espaço nem tempo para os pensamentos negativos, tristes e perigosos.


É como se nossa mente fosse um grande vaso repleto de água turva, e fôssemos lentamente substituindo, molécula a molécula, esse líquido sujo, por águas claras e límpidas.


Assim, vale dizer, diariamente e muitas vezes:


Sou feliz. Lutarei, pois, contra as minhas imperfeições, consoante os ditames cristãos.


Criemos o hábito, empolguemo-nos com ele, e conseguiremos a prática das virtudes evangélicas, a princípio por automatismo psicológico, depois por entusiasmo racional.


Comecemos a considerar, por princípio, que todas as pessoas guardam valores positivos nos seus corações, por exemplo.


Que nossos comentários sobre alguém tragam somente referências às suas qualidades superiores, mínimas que sejam, sem azedume, e descobriremos, surpresos, em breve, que todos temos aspectos bons, não havendo ninguém totalmente repleto de maldade.


Também iremos nos impregnar de bondade e cantaremos, sem que o percebamos, a mesma alegria do Senhor e dos Seus discípulos, começando novos tempos para a própria vida na Terra, serenos e realmente ditosos.

* * *

Sabemos que os Espíritos nos influenciam a vida significativamente, então, como aproveitar melhor esta ação inevitável?


Se desejamos boas influências, faz-se necessário que ouçamos os bons Espíritos, os que desejam nosso bem.


Se desejamos ouvir os bons, faz-se necessário que estejamos numa mesma sintonia, no mesmo padrão de pensamento que eles.


É aí que entra uma outra consequência benéfica dos pensamentos positivos: a possibilidade de ser muito bem inspirado em todas as situações da existência.


Em toda parte e sempre uma vida oculta se mistura à nossa.


Quem decide que tipo de influência será esta, que tipo de companhia teremos junto aos nossos passos, somos nós, através de nossos pensamentos.


Quem deseja ter boas companhias precisa ser um bom companheiro.


Ninguém aprecia estar ao lado de pessoa negativa e pessimista.


Por outro lado, as pessoas que irradiam otimismo, alegria, bem-estar, estarão sempre bem acompanhadas.


Que essas impressões de otimismo possam iluminar nossa estrada, motivar nossa alma e aquecer nosso coração.


Lembremos de dizer a nós mesmos, várias vezes:


Sou feliz. Lutarei, pois, contra as minhas imperfeições, consoante os ditames cristãos.



Redação do Momento Espírita com base no cap. 59, do livro Espírito e vida, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Disponível em www.momento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”