segunda-feira, janeiro 02, 2017

Ho'oponopono - Oração Original Espiritualista




Ho'oponopono : Oração Original Espiritualista



Embora o conteúdo do nosso blog seja Espírita , ouvimos e participamos da aplicação dessa técnica havaiana através de uma querida expositora da Doutrina Espírita.

Pesquisamos  e hoje compartilhamos com vocês, o conteúdo das informações e resultados obtidos, principalmente através do psiquiatra  Dr. Hew Len PhD,  que foi o primeiro profissional de saúde a documentar  e  confirmar os  efeitos terapêuticos de cura, obtidos através do Ho'oponopono.


Uma excelente oração para iniciar um Novo Ano e para ser repetida diariamente.


Recebam o meu carinho!






Kahuna tribo havaiana




Kahunas havaianos


Ho’oponopono : Perdão e Cura


Muita gente ainda não conhece o Ho’oponopono, antiga técnica de cura havaiana. 

Muitos já ouviram falar, mas não sabem do imenso potencial de cura individual e planetária que esse conhecimento trás. 

É uma técnica que nos auxilia a cultivar a paz e o perdão.

*

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e Ponopono quer dizer “perfeição”. 

Portanto, Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. 

A proposta é mudar os padrões negativos, trabalhar os processos de perdão, arrependimento e transmutação em nós mesmos.

*

Seja qual for o problema, SOMOS 100% RESPONSÁVEIS POR TUDO E TODOS. 


Quando pedimos perdão ao universo, estamos nos libertando do problema e libertando o próximo.

*

Segundo o Dr. Len (divulgador da técnica) no Ho'oponopono assumimos completa responsabilidade por nossas vidas. 

Tudo o que você olha, escuta, saboreia ou toca é sua responsabilidade, simplesmente porque está em sua vida. 

Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou qualquer coisa que você experimenta e não gosta, está ali para que seja curada. 

Tudo isto não existe, em realidade, exceto como projeções que saem do seu interior. 

O problema não está "neles", está em você. 

Esta é a essência do processo Ho’oponopono: CURANDO DENTRO, CURAMOS FORA!

*

Sei que pode parecer difícil de entender, mais ainda de aceitar e vivenciar. 

Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente. 

Quando nos ocorre um problema, o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. 

Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas. 


Ao abandonar essa vontade egóica de consertar as coisas e mudar as pessoas, deixando que o Divino o faça, nós mudamos nosso mundo interior. 

Isso causa uma mudança também no mundo externo.

*

Quer mudar a energia de um ambiente?

Quer mudar sua vida pessoal ou profissional?

Quer mudar o padrão de perdedor, de uma pessoa fracassada, sem amor, com problemas financeiros?

Assuma 100% de responsabilidade, aplique ho'oponopono, peça perdão e liberte-se.

*

Irá notar que grandes mudanças vão ocorrer na sua vida quando começar a cura. 

Para isso, é necessário realizar constantemente as afirmações e mentalizações do ho'oponopono. 




Comece com quatro frases poderosas:



SINTO MUITO.

ME PERDOE.

TE AMO.

SOU GRATO.


São quatro mantras. 

Quando você diz "Sinto Muito", assume 100% de responsabilidade e mostra o desejo de mudar. 

Ao pedir "Perdão", é iniciada a limpeza. 

"Te Amo" é a afirmação coloca energia positiva no processo. 

"Sou grato" finaliza o ritual e é o agradecimento pelo poder de alterar a situação.

*


Mentalize estas quatro frases. 


Repita-as constantemente, em qualquer situação.

*

Através dessa técnica, podemos transmutar e eliminar recordações que tocam repetidamente nossa mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz. 

O Ho’oponopono nos ajuda a soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de todo tipo de desequilíbrios e doenças. 

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de nós. 

Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam este espaço vazio.

*


Mais algumas afirmações do Ho’oponopono


"Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema."


"Amo vocês, minhas memórias! Sou grato pela oportunidade que liberta vocês e a mim!"


"Divindade, limpe o que há em mim o que possa ser a causa de algum conflito ou problema no caminho do trabalho"


"Divino Criador, perdoe-me por isso que está em mim e que está criando essa situação indesejável"


“Divino Criador, Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de maneira negativa, eu gostaria de liberar isso.”


Fonte
HOOPONOPONO. Disponível em http://www.hooponopono.com.br



Antecedentes Históricos da Técnica Havaiana





Mary Kawena Pukui


Uma estudiosa havaiana Mary Kawena Pukui escreveu sobre ho'oponopono como uma prática antiquíssima no Havaí, ensinada por meio de histórias orais de contemporâneos anciãos havaianos. 

Pukui registrou pela primeira vez suas experiências e observações no período de sua infância (nascida em 1895) e publicou em seu livro em 1958.


*
Outro autor Max Freedom Long, que viveu no Havaí de 1917 até 1926, documentou várias histórias do 'Ho'oponopono' tradicional, e como era usado por famílias havaianas em seu livro publicado em 1936.

*

Embora essa palavra 'ho'oponopono' não tenha sido utilizada no passado, os historiadores havaianos documentaram a existência de uma crença antiga, de que a doença era causada pela quebra do 'kapu', ou seja infração das leis espirituais, e que a doença não poderia ser curada até que o sofredor tivesse expiado essa transgressão. 


Muitas vezes era necessária a assistência de um orador sacerdote (kahuna pule) ou padre cura (kahuna lapaau) para aplicar a técnica do 'ho'oponopono'. 


O perdão era um pedido dos deuses ou da pessoa com quem havia uma disputa.


Essa escritora Pukui descreveu-a também como uma prática de membros de uma família, que deviam promover uma grande reunião para "acertar" as relações familiares quebradas. Algumas famílias se reuniam diariamente ou semanalmente, para evitar problemas de solução de continuidade e erupção de doenças familiares.

*

Numa família grande acontece muitos problemas, e muitas vezes alguns parente se distanciam. 

Muitos familiares somente se conheciam quando alguém ficava doente, ou compareciam a um enterro. 

Assim, acreditando que a doença era causada pelo estresse de raiva, culpa, recriminação e falta de perdão, só restavam aplicar a técnica do 'hi'oponopono' para libertar os males. 


Kupuna Nana Veary escreveu que quando qualquer um dos filhos em sua família caia doente, sua avó ia perguantar aos pais, "O que você fez?" 


Eles acreditavam que a cura poderia vir somente com o perdão completo de toda a família.

*

Hooponopono corrige, restaura e mantém um bom relacionamento entre os membros da família e com os seus deuses ou Deus, obtendo a cura para as causas e fontes de problemas. 


Geralmente o membro mais antigo da família era quem o realizava. 


Ele ou ela reúne toda a família e promove a união. 


Se a família é incapaz de trabalhar com um problema, eles pedem ajuda para outra pessoa muito respeitada por todos.

O processo começa com a oração. 

A declaração do problema é feita, e a transgressão é discutida. 

Membros da família devem trabalhar através de problemas e cooperar, bem como a não "agarrar-se a falta". 

Uma ou mais períodos de silêncio pode ser tomado para a reflexão sobre o emaranhado de emoções e lesões. 

Sentimentos de todos são reconhecidas. 

Em seguida, confissão, arrependimento e perdão acontecer. 

Libera todos (kala) uns aos outros, deixar ir. 

Eles cortaram o passado (oki), e juntos fecham o evento com uma festa cerimonial, chamado pani, que muitas vezes incluem comidas "limu kala ou algas kala", símbolo da libertação.

*

Conta a história de que a família do kahuna Makaweliweli da ilha de Molokai, numa finalização dessa cerimônia de 'ho'opponopopno' a pessoa perdoada recebe um 'hala lei' (colar havaiano) feita a partir do fruto da árvore hala.

*


Ainda conta outra história da "Tia" Malia Craver, que trabalhou com os Centros da Criança Rainha Liliuokalani do por mais de 30 anos, ministrando cursos de Hooponopono tradicional, obtendo muito êxito com tais crianças. 


Em 30 de agosto de 2000, ela falou sobre o assunto para as Nações Unidas.

*

No final do século 20, os Tribunais, no Havaí a fim de solucionar inúmeros problemas com delinquentes juvenis e adultos, começou a trabalhar com um ancião que conduziria a técnica do Ho'oponopono para suas famílias, como uma forma de resolução alternativa aos litígios. 


O Ho'oponopono era realizado da maneira tradicional, sem a interferência do Tribunal, com um médico escolhido pela família de uma lista de fornecedores aprovados pelo Tribunal. 


Todos os casos foram resolvidos satisfatoriamente.

*

Alguns praticantes nativos oferecem Ho'oponopono aos clientes que de outra forma poderiam procurar terapeuta ou aconselhamento familiar.


Depois de estar em contato estreito com Morrnah Simeona a "guardiã do segredo” , em 1992, seu ex-aluno e administrador Dr. Ihalekala Hew Len, escreve um livro com Joe Vitale denominado 'Limite Zero'. 

*

Esse livro refere-se a técnica do Hooponopono aplicada por Simeona apresentando seus ensinamentos. 

Len não faz nenhuma pretensão de ser um kahuna.

*

Em contraste com ensinamentos Simeona, o livro diz que o objetivo principal de Hooponopono é retornar ao "estado de Zero", onde teríamos limites zero. 


Estaríamos caminhando para o estado de "Não memórias" e "Sem identidade". 


Para chegar a este estado, chamado de "auto-Identidade", deve-se repetir constantemente o mantra: "Eu sinto muito. Por favor me perdoe. Eu te amo. Muito obrigado.

*

Esse mantra baseia-se no princípio da responsabilidade 100%, tendo a responsabilidade pelas ações de todos, não só para a própria pessoa. 


Se alguém assumir completa responsabilidade por sua vida, então tudo o que vê, ouve, gostos, toques, ou de qualquer forma as experiências seria uma responsabilidade sua, porque é na vida de alguém que mais interferimos com nossas partes sombrias. 


O problema não seria com a nossa realidade externa, seria com nós mesmos, em nossa interioridade. 


Para alterar a nossa realidade, nós teríamos que mudar a nós mesmos. 


Responsabilidade total, de acordo com Hew Len, defende que tudo o que existe como uma projeção do interior do ser humano.

*

Como tal, é semelhante à filosofia do silogismo(dedutiva), mas difere na medida em que não nega a realidade da consciência dos outros. 


Em vez disso, todos os pontos de vista na consciência como parte do todo, por isso qualquer erro que uma pessoa limpa em sua própria consciência, limpa também na consciência de todos. 


Essa ideia de um indivíduo ter a capacidade de beneficiar-se e por consequência beneficiar indiretamente a todos, pode ser visto na teoria do efeito do centésimo macaco.

*

Hooponopono é um dos métodos de auto-cura mais efetivos que existe, porque se baseia no amor expressado através de tuas palavras para chegar até seu subconsciente, que é onde residem as memórias que obstaculizam os processos vitais.

*

"Eu limpo para estar na Presença de Deus. 

Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. 

Eu só sei isso. 

Esta é a Meta da minha vida. 

Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus".

*

Assim essa técnica havaiana, promove tanta cura. 

Porque Hoo significa "causa", e ponopono quer dizer "perfeição", portanto Ho'oponopono significa "corrigir um erro" ou "tornar certo".


*
A kahuna* Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que; "Estamos aqui somente para trazer paz para nossa própria vida, e se trazemos a paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz."


Esta é a essência do processo Ho'oponopono.


*Kahuna" em Havaiano significa "guardião do segredo"

**






Morrnah Nalamuku Simeona



Morrnah Nalamuku Simeona, nasceu no dia 19 de maio de 1913 e veio a falecer em 11 de fevereiro de 1992. 

Ele idealizou e socializou a nova técnica de Ho'oponopono, que era pouco conhecida. 

Mas, como é uma técnica extremamente poderosa na auto-transformação e cura, foi sendo divulgada aos quatros cantos do mundo, e atualmente está sendo reconhecido como uma técnica de eficácia e eficiência para os trabalhos de cura. 

Ele foi reconhecido como um "lapaau kahuna" - curador - tendo essa técnica originada no Havaí, ensinada na versão atualizada do Hooponopono todo os Estados Unidos, Ásia e Europa.

*

Em 1983 Morrnah recebeu uma grande honra por ser designado como um tesouro vivo do Havaí. 

Ele ensinava Ho'oponopono para pequenos e grandes grupos de pessoas, bem como aplicava a técnica em hospitais, colégios e até mesmo para o pessoal das Nações Unidas. 

Ele também fundou a "Fundação da I" para promover os princípios de Ho'oponopono todo o mundo.

*

Historicamente sistema de cura Ho'oponopono exigia a presença de mediador - profissional qualificado sênior - que iria orientar um processo de cura para praticante. 

Muitas vezes, é necessário que o grupo de pessoas esteja interagindo uns com os outros de uma certa maneira mais profunda para que o processo ocorra. 

Todavia, Morrnah atualizou essa técnica 'Ho'oponopono' informando que não era mais necessário a presença de qualquer outra pessoa qualificada, mas o praticante a si mesmo. 


Nem necessitava de qualquer interação específica entre médico e outras pessoas.

*

Os poderes terapêuticos do Ho'oponopono, auto-cura e auto-aperfeiçoamento na prática ainda eram desconhecido do mundo em geral, se não para as obras de Joe Vitale[...]

*
Joe Vitale é conhecido como escritor de marketing em internet e palestrante sobre o tema do auto-aperfeiçoamento. 

Todavia, a experiência de Joe Vitale sobre o tema do auto-aperfeiçoamento, bem como a sua investigação em profundidade sobre Ho'oponopono merece as notas mais altas. É no livro "Limite Zero" que o mundo descobriu sobre verdadeiros [...]  poderes do Ho'oponopono, assim como sobre informações acerca de Dr. Ihaleakala Hew Len, um dos dísculos de Morrnah Nalamuku Simeona.







O psiquiatra Dr. Ilhaleakala Hew Len, PhD


Dr. Hew Len foi o aluno mais ávidos de Morrnah Simeona e praticante de uma nova performance atualizada da técnica de Ho'oponopono. 

Ele foi a primeira pessoa que documentou e confirmou a prova dos efeitos terapêuticos de cura iniciado pelo processo Ho'oponopono. 

Dr. Hew Len foi observando poderes Hooponopono cura a si mesmo quando Morrnah Simeona curou sua filha de um sangramento doloroso (doença da pele) que ela sofria há mais de uma década, sem nada e nem ninguém ajudando-o na aplicação da técnica.

*

Sendo tradicionalmente educado, e com formação universitária em medicina, decidiu olhar mais profundamente sobre o processo que Morrnah Simeona estava usando. 

Ele ensinava em seu seminário em 1982 a não ter certo grau de luta, pois era uma técnica simples. 

Simplesmente falava com os espíritos e mantinha uma repetição das palavras. 


Ele ficou aprendendo com Morrnah todo o caminho até 1992, quando ele faleceu. 

Dando maior atenção a seus ensinamentos e práticas do Dr. Hew Len conseguiu simplificar e melhorar o processo de Ho'oponopono ainda mais e com resultados surpreendentes.

 *

No período de 1984 até 1987 ele trabalhou como psiquiatra no Havaí Hospital Estadual na supervisão de segurança na habitação de pacientes criminais insanos. 


Essas pessoas cometeram assassinatos, estupros, agressões e devido ao seu grau de "insanidade", foram presos em penitenciária de alta segurança psiquiátrica. 


Violência uns contra e como os outros membros e funcionários eram comuns acontecer nesse hospital. 


E Dr. Hew Len pensou: 


- Agora, para tornar as coisas claras sobre essa técnica- estas pessoas são o tipo difíceis que você não pode virar as costas. 


Assim, ao aplicar essa técnica Ho'oponopono por três anos seguidos, a violência quase deixou de existir, apenas envolvendo principalmente novos pacientes. 


Fora do local atividades foram introduzidas para ex-pacientes violentos e obteve resultado positivo. 


O espírito e a ordem na unidade foi muito melhorando e, eventualmente, toda a unidade foi fechada porque não havia necessidade. 


As pessoas tinham melhorado, curados e liberados ou transferidos para outras alas não-violenta. 


Todo trabalho, foi documentado, descrito com inúmeras testemunhas.

*

Como é que tal mudança miraculosa aconteceu no hospital?


Segundo o Dr. Hew Len:


* Ele não fez qualquer terapia ou aconselhamento com os pacientes;


* Ele não assistiu a nenhuma equipe conferências em pacientes;


* Praticou as atualizadas técnicas do processo Ho'oponopono em uma base diária, que incluía aceitar 100% a responsabilidade por tudo o que estava sendo experimentado por ele (Limite Zero, página 142).

Dr. Hew Len melhorou e atualizou o processo da técnica de Ho'oponopono praticada todos os dias e este processo causou a transformação mais impactante  dentro do ambiente mais desafiador, num período de três anos.


 Fonte
SEM FRONTEIRAPARA O SAGRADO. disponível em 


**




Ho’oponopono, Oração Original

Morrnah Namalaku Simeona

Divino Criador, Pai, Mãe, filho - todos em um.


Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. 

Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. 

Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. 

E assim é.

*

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! 


Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Neste momento, afirmo que TE AMO. 

Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… 

TE AMO.


Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.


SINTO MUITO, TE AMO.


Minha contribuição para a cura da Terra:


Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…


Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.


Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha,  então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que...


Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.


Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.


Te agradeço por estar aqui para mim...



E TE AMO por ser quem você é.



Fonte







Descrição: display.php (1×1)

2 comentários:

  1. Muito boa essa postagem, aliás, a melhor que li sobre o ho'oponopono nos últimos tempos, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas suas palavras! Que este conteúdo venha a agregar-lhe saberes para uma vida cada dia mais saudável, alegre e feliz! Saudações fraternais!

    ResponderExcluir

“Deixe aqui um comentário”