Minutos de Paz !

segunda-feira, janeiro 16, 2017

Música do Queen é sinônimo de bem-estar, diz cientista -João Paulo Martins





Música do Queen é sinônimo de bem-estar, diz cientista

João Paulo Martins


Segundo pesquisa britânica e relatório elaborado por um neurocientista, a canção Don't Stop Me Now possui qualidades para melhorar a vida das pessoas.

*

Todo mundo sabe que uma boa música pode alegrar o dia de qualquer um, mas, até então, isso era apenas uma teoria. 

Só que ela acaba de ser comprovada na Grã-Bretanha, sabia? 

Na verdade, a pesquisa levou em conta um dos grandes sucessos da banda Queen, na década de 1970, Don't Stop Me Now. 

Segundo o resultado da análise feita por um neurocientista, a fórmula da música de bem-estar é simples: tempo rápido, ou seja, cerca de 150 batidas por minuto, notas altas e letra alegre.


*

Para se chegar a esse resultado, a empresa britânica de eletrônicos Alba fez uma pesquisa com 2 mil adultos, no Reino Unido, para saber qual era a música preferida por eles quando queriam se sentir bem. 


A resposta da maioria dos entrevistados? 


Don't Stop Me Now, do grande compositor Freddie Mercury.

*

O resultado da pesquisa foi analisado pelo neurocientista Jacob Jolij, especializado em cognição, que levou em conta diversos aspectos técnicos da música, para relacioná-la à sensação de bem-estar. 


"Minha análise confirmou algo que já era sabido da literatura científica: músicas escritas com notas altas e tempo rápido são as que mais levam a emoções positivas", conta Jolij, que é professor de psicologia na Universidade de Groningen, na Holanda, em entrevista ao site de notícias The Huffington Post. 


"De certa forma, todas as músicas ditas de 'bem-estar', selecionadas pelos entrevistados, possuem notas altas, exceto duas, e tem ainda 10 batidas por minuto a mais que uma canção de pop atual", completa o
cientista.



Fonte

REVISTA ENCONTRO. Disponível em <http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/atualidades/2015/09/23/noticia_atualidades,155190/musica-do-queen-e-sinonimo-de-bem-estar-diz-cientista.shtml>. Acesso : 05 JAN 2017.




Resultado de imagem para Ouvir música libera dopamina e dá prazer



Fazer atividade física ouvindo música faz bem à saúde

 Phouse


De acordo com estudo, a música age no cérebro e pode proporcionar um certo “prazer cerebral” o qual libera uma substância chamada Dopamina, que passa a sensação de bem-estar. 

Para que as músicas comecem a proporcionar essa sensação no indivíduo, basta apenas se exercitar em um período acima de seis minutos com elas tocando.

*

Hoje em dia, podemos perceber que as pessoas estão optando cada vez mais por fazer atividades físicas, seja para definir o corpo ou adquirir resistência e melhorar o condicionamento físico. 


Se lutar contra a balança através de exercícios parece ser uma tarefa um pouco chata, após colocar o fone de ouvido com algumas músicas favoritas tudo pode se transformar, pelo menos é o que diz um artigo publicado no jornal The Independent.

*
De acordo com Robin Dunbar, professor de psicologia de Oxford: 


“Quando ouvimos música o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. E, se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior.”


Pelo fato da música agir no cérebro, ela pode proporcionar um certo “prazer cerebral” o qual libera uma substância chamada Dopamina, que passa a sensação de bem-estar. 

Para que as músicas comecem a proporcionar essa sensação no indivíduo, basta apenas se exercitar em um período acima de seis minutos com elas tocando.

*

Segundo Daniel Bowling, do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, na entrevista ao jornal The Independent, ele diz que mais estudos estão sendo desenvolvidos para descobrir se existem outros benefícios que a música pode causar nas pessoas que exercem atividades físicas:


“Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas estamos agora entrando em uma nova fase de pesquisas científicas, para avaliar as transformações biológicas causadas pela música”.


De acordo com o estudo, não houve limitações sobre os estilos de músicas que causam bem-estar durante a atividade física, contudo, se aceitam alguma sugestão, indicamos muita música eletrônica, pois, com certeza, esse estilo sempre trouxe e sempre trará benefícios à saúde, não é mesmo?
Matéria publicada no site Phouse



Fonte
EDUCAÇÃO FÍSICA. Fazer atividade física ouvindo música faz bem à saúde. Disponível em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”