Quem Tem Um Amigo Tem Um Tesouro
Amizade em sentido amplo, a nosso ver, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo, isto é, o de colocarmos os interesses do amigo à frente do nosso próprio interesse. Resume-se portanto, em lealdade e confiança, seja fraterno ou mais profundo, alguns amigos se denominam "melhores amigos".
Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. É bem verdade que para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Recordando máximas:
Platão - “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”; Francis Bacon – “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”. Provérbio árabe: “pode-se viver sem um irmão, mas não sem um amigo”. Sabedoria popular: “Quem tem um amigo tem um tesouro".
Jesus ao ditar a regra de conduta aos seus discípulos disse, “que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”, e declara, em seguida, que “não há maior Amor do que doar a sua própria vida pelos seus amigos” (João, 15:13).
O Benfeitor Espiritual Emmanuel comentando essa passagem diz que “ Jesus pelos homens fez tudo o que era possível em renúncia e dedicação.
Era amigo fiel dos necessitados que se socorriam de suas virtudes imortais.
A última ceia representa uma paisagem de afetividade integral. Lava os pés dos discípulos, ora pela felicidade de cada um...”. (capítulo 86 de Caminho Verdade e Vida).
Gerson Simões Monteiro Vice-Presidente da FUNTARSO e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
“Deixe aqui um comentário”