Convite à Educação
Joanna de Ângelis
“Porque só um é vosso Mestre, o Cristo.” (Mateus: capítulo 23º, versículo 10).
Tarefa de todos nós — a educação.
Ajusta-se a peça na engrenagem a benefício do conjunto.
Harmoniza-se a nota musical em prol do poema melódico.
Submete-se o instrumento ao mister a que se destina.
O esforço pela educação não pode ser desconsiderado.
Todos
temos responsabilidades no contexto da vida, nas realizações
humanas, nas atividades sociais, membros que somos da Família Universal.
Ninguém consegue realizar-se isolado.
Ignorância representa enfermidade carecente de imediata
atenção.
O labor educativo, por isso mesmo, impõe incessantes
contribuições, exigindo valiosos investimentos de sacrifício a benefício do
conjunto.
Educa-se sempre, quer se pense fazê-lo ou não.
Da mesma forma que a imobilidade seria impossível a inércia
humana e a indiferença são apenas expressões enfermiças.
Mesmo nesses estados
criam-se condicionamentos que geram hábitos, educando-se mal, em tais circunstâncias os que se fazem nossos compares.
A anarquia que distila vapores alucinantes conduzindo à
estroinice, fomenta estados de vandalismo educação perniciosa.
A ordem dispõe à disciplina que promove a eqüidade,
atendendo à justiça - educação edificante.
A educação, assim examinada, traslada-se dos bancos
escolares para todos os campos de atividade, fazendo que todos nos
transformemos em educadores, vinculados, sem dúvida, àqueles que se nos
transformam em seguidores conscientes ou não, aprendizes conosco dos
recursos de que nos fazemos portadores.
Jesus, o Educador por Excelência deu-nos o precioso legado
vivo da Sua vida que é sublime lição de como ensinar sempre e
incessantemente produzindo saúde, harmonia e esperança em volta dos passos.
E o Espiritismo, que nos concita a incessante exame
educativo de atitudes e comportamentos. conscientiza-nos sobre a responsabilidade
de que, mediante
a educação correta, chegaremos ao fanal da caridade
perfeita.
FRANCO, Divaldo Pereira pelo Espírito Joanna de Angelis.
Convites da vida, Cap. 16, p .14-15 , 1972.
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