“Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro — Pedro II”
Dom João (foto):“A fotografia era parte de uma época, o século XIX, de mudanças
BISNETO DA PRINCESA ISABEL EXPÕE COLEÇÃO INÉDITA DE FOTOS DA FAMÍLIA REAL
Imagens que mostram a intimidade familiar de Dom Pedro II e da Princesa Isabel, ícones do Espiritismo, por seus elevados valores morais, permaneceram guardadas por um século e vieram a público pelas mãos do herdeiro e fotógrafo, Dom João de Orleans e Bragança, curador da exposição
Fotos: Acervo Dom João de Orleans e Bragança, sob a guarda do Instituto Moreira Salles
Os registros fotográficos são inéditos e reúnem 150 fotos originais e negativos em vidros, todas selecionadas especialmente por Dom Pedro II .
“O Imperador quis que o Brasil não perdesse esse trem de gravar a realidade da época. Não uma pintura de acordo com o olho do pintor e do pintado”, disse o bisneto da Princesa Isabel, o fotógrafo Dom João de Orleans e Bragança, curador da exposição, organizada pelo Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Dom Pedro II e a Princesa Isabel, como se sabe são apresentados como missionários do Cristo no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, psicografia de Chico Xavier, pelo Espírito Humberto de Campos.
As fotos documentam momentos particulares vividos pela família imperial, chamando a atenção o olhar de bondade da Princesa Redentora, já na terceira idade, sob a dor da saudade que lhe fora tão impiedosa no exílio., enquanto o registro de um olhar profundo do Imperador bem mostra uma realidade que, de fato,somente a fotografia pode documentar.
A exposição – Retratos do Império e do Exílio – está aberta ao público desde o dia 23 de fevereiro, até o dia 29 de maio de 2011. O Instituto Moreira Salles, fica na rua Marques de São Vicente, 476, no bairro carioca da Gávea. A entrada é franca - (tel. (21) 3284-7400
Para maiores informações acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
“Deixe aqui um comentário”