Minutos de Paz !

terça-feira, janeiro 20, 2009



PSICOLOGIA DA CARIDADE
Emmanuel



"Fazei aos homens tudo o que queirais que ele vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas". - Jesus - Mateus, VII:12


"Amar ao próximo como a si mesmo, fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós", é a expressão mais completa da caridade porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. - Cap. XI:4



Provavelmente, não existe em nenhum tópico da literatura mundial figura mais expressiva que a do samaritano generoso, apresentada por Jesus para definir a psicologia da caridade.



Esbarrando com a vítima de malfeitores anônimos, semimorta na estrada, passaram dois religiosos, pessoas das mais indicadas para o trato da beneficência, mas seguiram de largo, receando complicações.



Entretanto, o samaritano que viajava, vê o infeliz e sente-se tocado de compaixão.



Não sabe quem é.



Ignora-lhe a procedência, não se restringe, porém, à emotividade.



Para e atende.



Balsamiza-lhe as feridas que sangram, coloca-o sobre o cavalo e condú-lo à uma hospedaria, sem os cálculos que o comodismo costuma traçar em nome da prudência.



Não se limita, no entanto, a despejar o necessitado em porta alheia.



Entra com ele na vivenda e dispensa-lhe cuidados especiais.



No dia imediato, ao partir, não se mostra indiferente.



Paga-lhe as contas, abona-o qual se lhe fora um familiar e compromete-se a resgatar-lhe os compromissos posteriores, sem exigir-lhe o menor sinal de identidade e sem fixar-lhe tributos de gratidão.



Ao despedir-se, não prende o beneficiado em nenhuma recomendação e, no abrigo de que se afasta, não estadeia demagogia de palavras ou atitudes, para atrair influência pessoal.



No exercício do bem, ofereceu o coração e as mãos, o tempo e o trabalho, o dinheiro e a responsabilidade.



Deu de si o que poderia por si, sem nada pedir ou perguntar.



Sentiu e agiu, auxiliou e passou.



Sempre que interessados em aprender a praticar a misericórdia e a caridade, rememoremos o ensinamento do Cristo e façamos nós o mesmo.



Emmanuel - Espírito.Psicografia - Francisco Cândido Xavier.Livro - Livro da Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”