Minutos de Paz !

segunda-feira, agosto 09, 2010



PASSOU NO MUNDO DENTRO DO SILÊNCIO DE DEUS



Nunca podemos esquecer que a Providência Divina confiou a José da Galiléia as vidas de Maria e Jesus, desde a estrebaria, em Belém, onde Maria deu à luz a seu filho em segurança. Depois disso, na fuga para o Egito, para salvar o pequeno Jesus da morte ordenada por Herodes. Embora honrado duas vezes pela solicitação de um anjo, José nunca se vangloriou dessa dádiva em sua vida, por ter sido de fato uma pessoa muito humilde.


A primeira solicitação foi quando Maria estava grávida, antes de o casal coabitar, ocasião em que ele resolveu afastar-se secretamente de sua futura esposa, na intenção de evitar a sua difamação. Ao pensar nisso, eis que o anjo lhe apareceu em sonho, dizendo-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria, porque o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus”.


Já a segunda solicitação ocorreu quando José foi avisado, outra vez em sonho, por um Emissário Celestial, para que fugisse com sua família em direção ao Egito. Nesse país, ele poderia ficar com a família em segurança. Foi exatamente pela sua grandeza espiritual que José mereceu a confiança das Forças Divinas que presidiram a vinda de Jesus a Terra.


José também não tirou qualquer vantagem do fato de ser o pai de Jesus, ao constatar a grande admiração das autoridades do Templo pelo filho, dada a facilidade de argumentação com que o menino, de apenas 12 anos, elucidou diversas questões apresentadas pelos Doutores da Lei. Depois desse memorável acontecimento, no qual ficaram evidenciadas a sabedoria e a genialidade precoce de Jesus, José permaneceu à frente de sua carpintaria, na qual o Messias trabalhou até os 30 anos de idade.


José deu a Jesus tudo o que um pai podia dar a um filho - o seu exemplo. Ele passou no mundo dentro do silêncio de Deus, exemplificando a humildade, a dedicação ao trabalho e o amor à família. Aproveito para estender esta homenagem a José da Galiléia a todos os pais, especialmente os que, sofrendo a dor da saudade, não serão beijados por seus filhos.

Gerson Simões Monteiro
Vice-Presidente da FUNTARSO
E-mail:
gerson@radioriodejaneiro.am.br


Disponível em <http://extra.globo.com/geral/religiaoefe/gersonmonteiro/>