Minutos de Paz !

sexta-feira, junho 24, 2011



A importância do perdão

Ana Maria Spranger



Diz-nos Joanna de Angelis, nossa benfeitora, no excelente livro “ Lições para a Felicidade” da editora LEAL pelas abençoadas mãos do médium Divaldo Franco.


-...”Compreendendo-se que todos têm o direito de errar e pensar mal uns dos outros, o que certamente não deveriam, mas cuja ocorrência é freqüente, qual sucede ao próprio indivíduo em relação ao seu próximo, esse raciocínio já diminui a carga da animosidade mantida contra o outro, o adversário real ou imaginário.


Desculpando-o sinceramente e procurando apagar os sentimentos contraditórios que permanecem na mente e na emoção, o perdão faz-se automático e o bem-estar preenche o imenso espaço antes ocupado pelas emoções contraditórias do ódio, da mágoa e da vingança.


O perdão funciona como um bálsamo sobre a ferida que foi aberta pela agressão do outro e, ao mesmo tempo, como resposta ao ódio que foi desencadeado, suavizando a dor do golpe experimentado.


Quem perdoa, conquista-se e engrandece-se, proporcionando oportunidade de arrependimento e de recuperação ao ofensor ”“.


Ao ler este trecho do livro recordei-me de certa história muito bonita que está sendo veiculada pelas Universidades americanas, país eminentemente de origem protestante e, acessada pela Internet.


Certo jovem ia mal na escola. Suas notas e o comportamento decepcionavam seus pais que eram de denominação protestante e, sonhavam vê-lo formado e bem sucedido.


Um dia, o pai lhe propôs um acordo:


"- Se você, meu filho, mudar, dedicar-se aos estudos e passar no vestibular de Medicina, eu lhe darei então um carro de presente”.


Por causa disso, o rapaz mudou. Passou a estudar muito e a ter um comportamento exemplar.


O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas pelo interesse em obter o carro. Isso era mau! O jovem seguia os estudos e aguardava o prêmio que o pai prometera.


Assim, o grande dia chegou! Passara no vestibular de Medicina. Como o pai havia prometido, convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel.


Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu o pacote. Para sua surpresa era uma Bíblia (se a história se passasse entre espíritas por certo o rapaz ganharia O Livro dos Espíritos). O jovem ficou decepcionado e nada disse.


A partir daquele dia, o silêncio e a distância separavam pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar na Universidade. Raramente mandava notícias aos familiares.


O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas de seu genitor para reatar os laços foram em vão.


Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e desencarnou. No enterro, a mãe entregou ao indiferente filho, o último presente do pai e, que o moço, propositadamente deixara para trás.


De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, raivosamente, jogou o livro numa estante, quando um envelope caiu de dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:


- Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e, aqui está o cheque para que escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: a Bíblia. Nela aprenderás o amor a Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pelo dever de consciência.


Beijos papai e mamãe .


Corroído de dor pelo remorso, o filho caiu em profundo pranto.


Se você, está com algo pendente no seu coração, revolta por algo ocorrido ou mágoa de alguma pessoa perceba, enquanto está a caminho, que isso não leva a lugar algum. E aprendamos, pois quando Joanna de Angelis nos ensina: “Perdãoterapia é, portanto, neste momento, o mais admirável recurso para a saúde e a felicidade do ser, ao lado do amor, do qual é a extensão".


Vc cultiva ressentimentos?

Procure ter isso em mente, em suas relações com os semelhantes:

Todos os homens são frágeis, inclusive você.

Não lhe convém fazer um juízo severo do próximo, se você também não suporta um olhar atento sobre suas fraquezas.

Perante os equívocos alheios, não vista a toga de severíssimo juiz.

Apresente-se antes como um irmão compreensivo e generoso, a fim de também merecer tratamento generoso, quando errar.

Sorriso de esperança para todos!



Disponível em http://sorriso.mforos.com.Acesso 24 JUL 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”