Minutos de Paz !

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Como Manter a Alegria Diariamente - Gerson Monteiro








Como Manter a Alegria Diariamente

 Gerson Monteiro


Um amigo me perguntou como manter a alegria durante um dia inteiro. Eu respondi de imediato que é muito difícil, mas não impossível. E aqui vai a minha receita. Em primeiro lugar acorde pela manhã e ore a Deus agradecendo a noite que lhe recuperou as forças e peça com fé e sinceridade disposição para enfrentar as lutas do dia.


Depois, cumprimente os seus familiares com um bom dia bem alegre. Outra coisa importante no lar: auxilie os parentes difíceis ou qualquer pessoa da sua convivência, sem reclamações de qualquer espécie.Ao sair de casa, seja paciente para esperar a condução. Não se irrite se o trem está cheio, aliás, isso serve para qualquer meio de transporte. Sorria para o passageiro do lado. Sorrir não custa nada. A gente só gasta três músculos da face.


Ao chegar no trabalho cumprimente a todos indistintamente. Do faxineiro ao diretor da empresa. Eu tinha o hábito quando algum colega do BNH me perguntava: "tudo bem capelão?", eu respondia; "estou cada vez melhor sob todos os pontos de vista". Essa frase é de um psicólogo francês Emile Coué, que publicou um livro da cura pela auto-sugestão.


Se alguém te chamar pelo apelido, não liga não. Como você viu, no BNH era capelão. No quartel: Bíblia, quando me viram lendo o Evangelho Segundo o Espiritismo; na CAPES era Pastor; no CBPE/MEC: Júlio Louzada. Foram sempre apelidos religiosos pelo fato de professar o Espiritismo, mas, nem por isso, nunca deixei de ser feliz.


Agora, outra questão para ser alegre: aceite a vida como ela se apresente, mas fazendo tudo para melhorá-la incessantemente, e aceite, também, as pessoas como são, sem exigir que elas se modifiquem à força de sua vontade e querer. Ajude o próximo ou quem quer que seja, sem esperar recompensa. Abençoe os que o ferem e caluniam orando por todos eles. Compreenda os outros sem exigir que os outros o compreendam.


E, ao se deitar faça um balanço do seu dia, como fazia Sto. Agostinho, citado por Kardec na questão 919 do Livro dos Espíritos, e ore a Deus agradecendo as alegrias do dia.



Gerson Simões Monteiro. Vice-Presidente da FUNTARSO. E-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”