Minutos de Paz !

segunda-feira, abril 22, 2013

Autocura - Joanna de Ângelis






AUTOCURA






Joanna de Ângelis 





Diante de sofrimentos advindos, particularmente, de enfermidades, deve-se levar em consideração alguns fatores, a fim de propiciar-se a autocura.






1 -Observe o seu pensamento, o seu teor referencial, a fim de que irradie energias positivas, saudáveis




A atitude imediata é desejar-se a saúde com fervor, não porque se queira libertar-se da doença, pura e simplesmente. A libertação de uma enfermidade, se não produz o engajamento do paciente em atividades psíquicas e físicas positivas, faculta a presença de outras doenças.




O anseio por adquirir a saúde deve estar acompanhado de objetivos edificantes, que podem ser colimados, e não do interesse imediato pelos prazeres que se deseje fluir, descarregando ondas de energia negativa nos intricados mecanismos perispirituais responsáveis pela ação posterior.




Esse desejo de saúde é firmado na crença e na certeza de que o "Pai não quer a destruição do pecador, mas, a do pecado"; e quem defrauda a lei deve recompor-se perante ela.




A firmeza do desejo, sem ansiedades nem tormento, a fim de que se não tome uma imposição, mas sim, uma solicitação, concede tranquilidade ao enfermo, constituindo um primeiro resultado precedente a cura. De imediato, deve-se concentrar na saúde, considerar-lhe a validade, a abundância de possibilidades edificantes que propicia, de realizações produtivas, de efeitos benéficos para si e para a coletividade.




Ao concentrar-se nela, que se entregue de corpo e alma aos resultados que advirão, deixando-se impregnar pelo otimismo com irrestrita confiança em Deus, trabalhando mentalmente pela restauração das forças combalidas em continuo esforço a favor do bem-estar.




O ciúme,



A rebeldia,



A irritação,



A ansiedade e o inconformismo,




devem ser rejeitados, sempre que se insinuem nas paisagens mentais, por serem portadores de raios destruidores que atingem os fulcros celulares e os desarranjam, alterando-lhes o ritmo e a multiplicação.




As idéias enobrecedoras, os planos de futura ação benéfica, são portadores de energia equilibrante, que estimula os complexos campos celulares, propiciando-lhes harmonia e produtividade.




Nesse esforço, é de bom alvitre visualizar a saúde e incorporá-la.




O indivíduo deve concentrar-se numa visão saudável, projetando-se no tempo em condições de equilíbrio; ver-se recuperado, assumindo responsabilidades e desenvolvendo as atividades que pretende encetar.




Essa projeção mental reestrutura os mecanismos do perisprito, afetado, recompondo-lhe o campo, e que resultam os efeitos em forma de saúde, de harmonia e entusiasmo.




Os pacientes, em geral, com as exceções naturais, sempre visualizam o estado de agravamento do mal que os aflinge, atirando no organismo projéteis mentais destrutivos.




Não poucas vezes, Jesus afirmou aqueles doentes que O buscavam, se quiseres, já que queres, concluindo:




- Levanta-te e anda, vê-se limpo, conforme a enfermidade com que se faziam objeto. Naquele momento, o enfermo saía do campo vibratório de sombras, no qual se homiziava, e abria-se a energia vigorosa do Benfeitor Divino, que lhe alterava a área de desordem, restaurando-lhe a saúde.




Assim, visualizar-se com saúde no futuro e programar-se em ação constituem fatores fundamentais para a autocura.





2 -Manter a sintonia mental com a fonte de poder




Todo o amor procede de Deus, a Fonte do Poder. Como consequência, a sintonia mental do paciente com a Causalidade se torna imprescindível para a recuperação da saúde.




Sendo a enfermidade o resultado da desarmonia vibratória dos órgãos que compõe a maquinaria orgânica, permitindo a proliferação dos elementos destrutivos, todo trabalho de regularização deve partir da energia para o corpo, do espírito para a matéria.




Desse modo, a identificação mental do necessitado com a Fonte Geradora de Vida torna-se essencial para o restabelecimento da harmonia.




Assim, o cultivo das idéias positivas favorece a identificação com as faixas vibratórias mais elevadas, produzindo a sintonia necessária com o Poder Supremo.




A oração é outro veículo por meio do qual se produz a sintonia mental com Deus. Ela faculta uma análise das necessidades humanas em relação às finalidades essenciais da existência, ao tempo em que propicia o relaxar das tensões, estimulando as forças enfraquecidas e renovando-as, graças ao que se abrem as possibilidades de recuperação da saúde.




Habituado aos pensamentos vulgares, agindo sob impulsos de depressão ou de violência, o individuo intoxica-se de vibrações deletérias, que mais o perturbam e o enfermam.




A mudança de diretriz mental, as fixações de idéias saudáveis geram uma psicosfera harmoniosa que produz condições propiciatórias ao bem-estar, em sintonia inicial com a saúde.




Quem aspira ao oxigênio puro mais se desintoxica, ampliando a própria capacidade respiratória.




De igual modo, a sintonia mental com a Fonte o Poder propicia reabastecimento de energias saudáveis, que reinstalam no organismo o equilíbrio perdido, restabelecendo a harmonia vibratória que fomenta o predomínio dos agentes da saúde.




Mesmo diante da aparente demora de recuperação é justo que se processe a sintonia, que somente benefícios emocionais, psíquicos e orgânicos proporcionam.




O ser deve elevar-se a Deus, não apenas para pedir e buscar benefícios imediatos, mas, também, para manter-se em harmonia com a própria vida.




Tal estado de sintonia abre as portas da percepção extrafisica à inspiração, ao equilíbrio e à coragem para enfrentar quaisquer vicissitudes e situações aflingentes imprevisíveis ou não.




Quando alguém se eleva a Deus, ergue com o seu gesto toda a humanidade. A sintonia com Ele, Fonte de Poder, é causa de felicidade e fator de paz.






3 - Cuidar do descanso, da dieta, da higiene, mantendo ordem nas atividades





Descanso:



O descanso físico é de alta importância no programa da autocura, todavia, o repouso mental, advindo da harmonia dos pensamentos, torna-se vital, um fator imprescindível para a instalação da saúde.




Uma mente em repouso não significa em ociosidade, antes, em ação positiva, que gera equilíbrio.




Esse, proporciona descanso das excitações, das emoções e sensações perturbadoras, geratrizes de doenças, de sofrimentos.




As leituras edificantes e otimistas, ricas de esperança, propiciam repouso mental e físico, predispondo o organismo a calma, a harmonia.




Esse descanso, igualmente pode ser conseguido, por uma alimentação bem balanceada, na qual se evitem os excessos de qualquer natureza, especialmente aqueles de assimilação difícil, muito ricos em calorias e de digestão demorada.




Alimentação para a vida, respeitando os limites impostos pela enfermidade, ao invés da vida para a alimentação, que complica as funções do organismo alquebrado, que necessita de todas as resistências para vencer o estado de desgaste.





Higiene:




A higiene também desempenha papel preponderante na reconquista da saúde. Ela faculta mais ampla eliminação de toxinas, ao tempo que proporciona agradável sensação de leveza.




A higiene física também impõe a de natureza mental, cujo complexo, quando poluído pelas preferências perniciosas, exterioriza a desagregação das engrenagens orgânicas, a semelhança de ferrugem em pecas mecânicas que se devem ajustar harmoniosamente.




Esses fatores põem ordem nas atividades que a doença não interrompe, ou naquela é que, não obstante o problema da saúde merece reflexão, programação para posterior execução.




Quem não se programa sofre as surpresas da improvisação com os danos, porventura, presentes.




O leito de enfermidade é lugar para acuradas meditações e estabelecimento de metas, que a agitação do cotidiano em outra situação não permite.




Ao mesmo tempo, a revisão dos atos e comportamentos torna-se oportuna, buscando descobrir a gênese de alguns dos males ora desencadeados ou os efeitos das ações impensadas que geraram os distúrbios agora sofridos.




A degenerescência orgânica é fácil e rápida, enquanto que a sua recuperação e complexa e demorada.




Toda construção e reedificação exigem tempo e experiência, não ocorrendo o mesmo com a ação destrutiva.




A vida saudável, portanto, são os esforços concentrados para a manutenção dos equipamentos da maquinaria corporal, sob equilibrado comando do espírito.




Certamente encontramos corpos sadios e de aparência harmoniosa, sob a direção de espíritos frívolos, ignorantes e até perversos.




É natural a ocorrência, que passará a um plano lamentável no futuro, em razão do seu mau uso atual, exigindo lenta e sofrida recuperação mediante enfermidades dilaceradoras, dolorosas.




É da Lei Divina, pois ninguém malbarata o patrimônio da vida, sem experimentar as suas funestas conseqüências.




Da mesma forma, com frequência, são encontrados corpos mutilados e padecentes, nos quais habitam espíritos sadios, ditosos.




São eles os mestres da abnegação, que acima dos limites orgânicos, sem qualquer angústia, lecionam coragem diante da, do e ressarcem antigos débitos, que ficaram nas páginas do tempo e agora se apresentam para proporcionar a libertação total de quem os adquiriu.




Em toda a Criação vige a lei de igualdade, graças a qual ninguém frui de felicidade em caráter de exceção.




A luta é o clima por onde passam todos os seres na via de evolução.




4 - Canalização dos pensamentos e das emoções para o amor, a compaixão, a justiça, a equanimidade e a paz




A preservação do pensamento otimista predispõe a um estado emocional receptivo à saúde.




Fácil, pois, se torna canalizá-lo para as expressões nobilitantes do amor, da compaixão, da justiça, da equanimidade e da paz.





Amor:




O amor, que é o elo mágico que unirá todas as criaturas um dia, deve ser cultivado na condição de experiência nova, que o exercício converterá em um hábito, em um estado normal do espírito.




A sua força restaura a confiança nos homens e na vida, porquanto, a sua presença conduz estímulos, facultando que, periodicamente, o sangue receba renovação de cargas de adrenalina, produzindo revigoramento orgânico.




Através da sua ótica os acontecimentos apresentam angulações antes não percebidas, permitindo que as emoções não se entorpeçam, nem se exaltem, ao mesmo tempo em que predispõe o individuo a compaixão, fator humanizador da criatura.




Quando as forças conjugadas do medo e da ira, da mágoa e da vingança, do ciúme e do ódio começam a perturbar a emoção, o sentimento de compaixão pelo algoz, apresentando-o frágil e vulnerável, evita que o desequilíbrio trabalhe em favor da agressividade por parte da vítima.




Esta passa a ver o seu adversário como sendo um doente da alma, que ignora a gravidade do próprio mal, e, ao invés de derrapar na animosidade, envolve-o em ondas de simpatia, de compreensão, não lhe devolvendo o malefício que dele recebeu.




No quadro das doenças que abalam os homens, encontramos instalados no perispirito varias matrizes de ódio, de ressentimento, de azedume, em relação a outras pessoas.





Compaixão:




O amor propicia a compaixão que se gostaria de receber, caso a situação fosse oposta, diminuindo a intensidade do golpe recebido e anulando-lhe os efeitos danosos.




Ela fala sobre a justiça inexorável de Deus que alcança a todos e propõe a bondade para com o opositor, concientizando-o, embora indiretamente, de que o mal é sempre pior para quem o pratica.





Justiça:




A justiça, por sua vez, jaz insculpida na consciência de cada pessoa que pode ser anestesiada por algum tempo, jamais, porém, impossibilitada de manifestar-se. O equivocado conhece o seu erro, mesmo quando disfarça, e assim procede porque lhe sabe a procedência




Encobrir uma ferida não impede que ela permaneça decompondo a área, na qual se encontra instalada.




A justiça na consciência impõe a reparação do delito e das suas conseqüências infelizes, induzindo as vítimas a que não assumam a postura de cobradores, já que as leis soberanas dispõem de recursos que impedem se contraiam novos, quando se corrigem velhos débitos.




Para culminar o seu objetivo, tem ela que ser estruturada na equanimidade, que discerne como aplicá-la, sem o contributo emocional da paixão de qualquer natureza, porém com a finalidade superior de corrigir sem desforço e recuperar sem maus-tratos.





Equanimidade:




O sentimento de equanimidade nasce da razão que discerne e da emoção que compreende, fazendo que o recurso, o método de reeducação seja o mesmo para todos os incursos nos seus códigos, não sendo severa em demasia para uns e generosa em excesso para com os outros.




A sua linha reta de ação abrange na mesma faixa todos os infratores, prodigalizando-lhes idêntico tratamento.




A consciência de amor em equanimidade propõe a paz, que tira as tensões e inspira o prosseguimento da ação.




Estado íntimo de harmonia, irradia-se em sucessivas ondas de tranquilidade que se exteriorizam, promovendo a absorção e fixação das energias saudáveis no organismo.




O pensamento canalizado para a paz se torna uma onda que sincroniza com a Fonte de Poder, contribuindo para o entendimento geral e a fraternidade, que é o passo inicial do amor entre as criaturas.




No processo de autocura, o espírito recupera as energias gastas, vitaliza, mediante a ação do pensamento, os fulcros perispirituais e predispõe-se ao resgate pelo amor, sem a intenção de negociar benefícios, antes, com a de se tornar elemento útil no concerto social, membro ativo do progresso geral e não um peso desagradável qual infeliz na economia do grupo humano onde se encontra.




Co-autor da sua recuperação, ele haure da Fonte providencial do amor de Deus as energias sãs, saindo das sombras da enfermidade para as luzes da saúde, disposto a contribuir decisivamente em favor do mundo melhor de hoje e de amanha, renovado, esclarecido e feliz.




Transcrito por Rochelle Raupp.








FRANCO, Divaldo Pereira pelo Espírito Joanna de Ângelis . Plenitude.Cap. 9, p. 89 - 98. Salvador/BA:  Alvorada.




Disponível em :http://www.forumespirita.net/fe/fluidoterapia/processo-de-autocura/. Acesso: 22 ABR 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”