Minutos de Paz !

segunda-feira, julho 01, 2013

Como Manter a Alegria Diariamente - Gerson Monteiro





Como Manter a Alegria Diariamente

 Gerson Monteiro



Um amigo me perguntou como manter a alegria durante um dia inteiro. Eu respondi de imediato que muito difcil, mas no impossvel. E aqui vai a minha receita. Em primeiro lugar acorde pela manh e ore a Deus agradecendo a noite que lhe recuperou as foras e pea com f e sinceridade disposio para enfrentar as lutas do dia.




Depois, cumprimente os seus familiares com um bom dia bem alegre. Outra coisa importante no lar: auxilie os parentes difceis ou qualquer pessoa da sua convivncia, sem reclamaes de qualquer espcie.Ao sair de casa, seja paciente para esperar a conduo. No se irrite se o trem est cheio, alis, isso serve para qualquer meio de transporte. Sorria para o passageiro do lado. Sorrir no custa nada. A gente s gasta trs msculos da face.




Ao chegar no trabalho cumprimente a todos indistintamente. Do faxineiro ao diretor da empresa. Eu tinha o hbito quando algum colega do BNH me perguntava: "tudo bem capelo?", eu respondia; "estou cada vez melhor sob todos os pontos de vista". Essa frase de um psiclogo francs Emile Cou, que publicou um livro da cura pela auto-sugesto.




Se algum te chamar pelo apelido, no liga no. Como voc viu, no BNH era capelo. No quartel: Bblia, quando me viram lendo o Evangelho Segundo o Espiritismo; na CAPES era Pastor; no CBPE/MEC: Jlio Louzada. Foram sempre apelidos religiosos pelo fato de professar o Espiritismo, mas, nem por isso, nunca deixei de ser feliz.




Agora, outra questo para ser alegre: aceite a vida como ela se apresente, mas fazendo tudo para melhor-la incessantemente, e aceite, tambm, as pessoas como so, sem exigir que elas se modifiquem fora de sua vontade e querer. Ajude o prximo ou quem quer que seja, sem esperar recompensa. Abenoe os que o ferem e caluniam orando por todos eles. Compreenda os outros sem exigir que os outros o compreendam.




E, ao se deitar faa um balano do seu dia, como fazia Sto. Agostinho, citado por Kardec na questo 919 do Livro dos Espritos, e ore a Deus agradecendo as alegrias do dia.






Gerson Simes Monteiro. Vice-Presidente da FUNTARSO. E-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”