Minutos de Paz !

segunda-feira, setembro 01, 2008


Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti


Nascimento: 29 de agosto de 1831

Homem: filósofo, político, médico, cientista e espírita

Desencarne: 11 de abril de 1900 (69 anos)

Como se tornou espírita


Dr. Carlos Travassos havia empreendido a primeira tradução das obras de Allan Kardec e levara a bom termo a versão portuguesa de "O Livro dos Espíritos". Logo que esse livro saiu do prelo levou um exemplar ao deputado Bezerra de Menezes, entregando-o com dedicatória. O episódio foi descrito do seguinte modo pelo futuro Médico dos Pobres:


"Deu-mo na cidade e eu morava na Tijuca, a uma hora de viagem de bonde. Embarquei com o livro e, como não tinha distração para a longa viagem, disse comigo: ora, adeus! Não hei de ir para o inferno por ler isto... Depois, é ridículo confessar-me ignorante desta filosofia, quando tenho estudado todas as escolas filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi-me a ele, como acontecera com a Bíblia. Lia. Mas não encontrava nada que fosse novo para meu Espírito.

Entretanto, tudo aquilo era novo para mim!... Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no "O Livro dos Espíritos". Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou, mesmo como se diz vulgarmente, de nascença." No dia 16 de agosto de 1886, um auditório de cerca de duas mil pessoas da melhor sociedade enchia a sala de honra da Guarda Velha, na rua da Guarda Velha, atual Avenida 13 de Maio, no Rio de Janeiro, para ouvir em silêncio, emocionado, atônito, a palavra sábia do eminente político, do eminente médico, do eminente cidadão, do eminente católico, Dr. Bezerra de Menezes, que proclamava a sua decidida conversão ao Espiritismo.



1. CONSIDERAÇÕES GERAIS


Com 20 anos de idade, muda-se para o Rio de Janeiro, onde, às duras penas, forma-se em medicina. Cognominado o "médico dos pobres", Bezerra de Menezes tem uma biografia exemplar de renúncia para com o dever cumprido, custe ele o que custar. Antes de se tornar espírita,a sua conduta era a de um cristão. Nesse sentido, tão logo toma conhecimento de "O Livro dos Espíritos" não lhe fica difícil exclamar que era um "espírita de nascença", ou um "espírita inconsciente", pois tudo o que ali estava relatado lhe parecia familiar.


2. EXEMPLOS DE VIDA:


- quando convocado à política, renúncia ao soldo militar; - quando estudante, em dificuldade para pagar o aluguel de seu quarto, prepara aula de matemática (matéria que detestava) para aluno, que lhe pagou antecipado e nunca mais apareceu; - como médico, atende a qualquer hora, institui a leitura do Evangelho e renuncia à medicina ortodoxa para aceitar, a convite dos Espíritos, a homeopatia.


3. AGLUTINADOR DO MOVIMENTO ESPÍRITA


Naquela época havia muitas divergências com relação ao termo Espiritismo. Denominava-se Doutrina Espírita apenas o que constava de "O Livro dos Espíritos"; os estudiosos dos demais livros de Kardec, se chamavam kardecistas. Chegou-se a criar um Espiritismo Puro, equidistante de "científicos" e "místicos". Além destes existia ainda um grupo que se dedicava com afinco ao estudo das obras de J. B. Roustaing. Esse quadro perdurou até a chegada de Bezerra de Menezes, espírito moderado e pacificador que, assumindo a presidência da FEB, conseguiu diminuir os elementos dispersivos.


4. OBRAS


Antes de se tornar espírita: - "A Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação"; - "Breves considerações sobre as secas do Norte". Biografias: - Visconde do Uruguai - Visconde de Carvalas. Foi um dos redatores de "A Reforma", órgão liberal da Corte, e redator do jornal "Sentinela da Liberdade". Depois que se tournou espírita: - “A Casa Assombrada”; - “A Loucura sob Novo Prisma"; - “A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica”; - “Casamento e Mortalha” - “Pérola Negra"; - "Lázaro o Leproso"; - "História de um Sonho"; - "Evangelho do Futuro".


Cronologia comentada

29/08/1831
Nascia na antiga Freguesia do Riacho do Sangue,
hoje, Solonópole, no Ceará
Solonópole ou Jaguaretama


1838
Entrou para a escola pública da Vila do Frade
Em 10 meses fez a primeira fase da educação


1843
Iniciava o curso de Humanidades

1845
Por conhecer bem o latim, ministrava aulas
dessa matéria quando o professor se ausentava

11/1852
Ingressou como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia

1856
Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro
Defendeu a tese “Diagnóstico do Cancro”

01/06/1857
Tomou posse no quadro de membros titulares da
Academia Imperial de Medicina.

Trabalho:
"Algumas considerações sobre o Cancro encarado pelo
lado do tratamento"

1858
Bezerra de Menezes foi nomeado assistente, no posto de Cirurgião-Tenente
Teve o apoio de seu mestre Manoel Feliciano
Pereira de Carvalho

6/11/1858
Casou-se com D. Maria Cândida de Lacerda
Teve 2 (dois) filhos desse casamento

1861
Eleito vereador municipal pelo Partido Liberal
Teve sua eleição impugnada pelo chefe conservador, Haddock Lobo, sob a alegação de ser médico militar

1861
Objetivando servir o seu Partido, resolveu afastar-se do Exército
Sua participação daria ao Partido a maioria na Câmara

1862
Sua mulher desencarna

1865
Casou-se, pela 2ª. vez com D. Cândida Augusta de Lacerda Machado
Teve 7 (sete) filhos desse casamento

1867
Foi eleito Deputado Geral
Seu nome figurava também para uma cadeira no Senado

1869-1875
Exerceu funções de Empreendedor Cia. de Estrada de Ferro Macaé a Campos - Cia. Arquitetônica - Cia. Carril de S. Cristóvão

1876
Retornando à política, foi eleito vereador
Exerceu o mandato até 1880

1880
Foi presidente da Câmara e Deputado Geral
pela Província do Rio de Janeiro

16/08/1886
Dr. Bezerra de Menezes proclamava a sua decidida conversão ao Espiritismo
Duas mil pessoas da sociedade carioca parou para ouvi-lo

01/1887
Primeiro artigo assinado a serviço do aspecto religioso do Espiritismo

1886 – 1893
Escreveu para "O Paiz" a série de "Estudos Filosóficos", sob o título "O Espiritismo".
Foi redator de "A Reforma" e do jornal
"Sentinela da Liberdade"
Usou, muitas vezes o pseudônimo de Max

1895-1900
Tomou posse da presidência da FEB
Meta: Luta pela unificação geral e Campanha sistemática em favor do estudo Doutrina

11/04/1900
Desencarnou no Rio de Janeiro

12/04/1900
Às sete horas, manifestou-se pela mediunidade de Frederico Pereira da Silva Júnior
Local: sessão comemorativa da Ceia do Senhor, na FEB

11/04/1950
Ocorre no plano espiritual uma reunião para homenagear os 50 anos de desenlace do Dr. Bezerra de Menezes com sua promoção a uma Tarefa Maior e numa Esfera mais Alta .Bezerra suplica para ficar no seu Posto, junto à Terra e é atendido pelos Espíritos Superiores .


Alguns casos de destaque


CASO 1

Digno de registro foi um caso sucedido com o Dr. Bezerra de Menezes, quando ainda era estudante de Medicina. Ele estava em sérias dificuldades financeiras, precisando da quantia de cinqüenta mil réis (antiga moeda brasileira), para pagamento das taxas da Faculdade e para outros gastos indispensáveis em sua habitação, pois o senhorio, sem qualquer contemplação, ameaçava despejá-lo.

Desesperado - uma das raras vezes em que Bezerra se desesperou na vida - e como não fosse incrédulo, ergueu os olhos ao Alto e apelou a Deus. Poucos dias após bateram- lhe à porta. Era um moço simpático e de atitudes polidas que pretendia tratar algumas aulas de Matemática. Bezerra recusou, a princípio, alegando ser essa matéria a que mais detestava, entretanto, o visitante insistiu e por fim, lembrando- se de sua situação desesperadora, resolveu aceitar.

O moço pretextou então que poderia esbanjar a mesada recebida do pai, pediu licença para efetuar o pagamento de todas as aulas adiantadamente. Após alguma relutância, convencido, acedeu. O moço entregou-lhe então a quantia de cinqüenta mil réis. Combinado o dia e a hora para o início das aulas, o visitante despediu-se, deixando Bezerra muito feliz, pois conseguiu assim pagar o aluguel e as taxas da Faculdade. Procurou livros na biblioteca pública para se preparar na matéria, mas o rapaz nunca mais apareceu. No ano de 1894, em face das dissensões reinantes no seio do Espiritismo brasileiro, alguns confrades, tendo à frente o Dr. Bittencourt Sampaio, resolveram convidar Bezerra a fim de assumir a presidência da Federação Espírita Brasileira. Em vista da relutância dele em assumir aquele espinhoso encargo, travou-se a seguinte conversação:

- Querem que eu volte para a Federação. Como vocês sabem aquela velha sociedade está sem presidente e desorientada. Em vez de trabalhos metódicos sobre Espiritismo ou sobre o Evangelho, vive a discutir teses bizantinas e a alimentar o espírito de hegemonia. - O trabalhador da vinha, disse Bittencourt Sampaio, é sempre amparado.

A Federação pode estar errada na sua propaganda doutrinária, mas possui a Assistência aos Necessitados, que basta por si só para atrair sobre ela as simpatias dos servos do Senhor. - De acordo.

Mas a Assistência aos Necessitados está adotando exclusivamente a Homeopatia no tratamento dos enfermos, terapêutica que eu adoto em meu tratamento pessoal, no de minha família e recomendo aos meus amigos, sem ser, entretanto, médico homeopata.

Isto aliás me tem criado sérias dificuldades, tornando-me um médico inútil e deslocado que não crê na medicina oficial e aconselha a dos Espíritos, não tendo assim o direito de exercer a profissão. - E por que não te tornas médico homeopata? Disse Bittencourt. - Não entendo patavinas de Homeopatia.

Uso a dos Espíritos e não a dos médicos. Nessa altura, o médium Frederico Júnior, incorporando o Espírito de S. Agostinho, deu um aparte: - Tanto melhor. Ajudar-te-emos com maior facilidade no tratamento dos nossos irmãos. - Como, bondoso Espírito? Tu me sugeres viver do Espiritismo? - Não, por certo! Viverás de tua profissão, dando ao teu cliente o fruto do teu saber humano, para isso estudando Homeopatia como te aconselhou nosso companheiro Bittencourt.

Nós te ajudaremos de outro modo: Trazendo-te, quando precisares, novos discípulos de Matemática...

CASO 2

No dia 11 de abril de 1950, ocorre no plano espiritual uma reunião para homenagear os 50 anos de desenlace do Dr. Bezerra de Menezes. Chico Xavier foi um dos convidados. Bezerra achava-se naquele ambiente de luz e emoção, sinceridade e gratidão e vivendo com grande emoção aqueles momentos em que recordava dos 69 anos vividos na Terra como o Médico dos Pobres, o Irmão dos sofredores, o Discípulo humilde e sincero de Jesus e o Kardec Brasileiro.


De repente, sob a surpresa dos que compunham a grande assembléia, de mais Alto, uma Estrela luminescente dá presença. Era Celina, a enviada da Virgem Santíssima, que chega e lê a sua mensagem, promovendo Bezerra a uma Tarefa Maior e numa Esfera mais Alta.

O Evangelizador Espírita chora emocionadíssimo e ajoelha-se agradecendo entre lágrimas, à Mãe das Mães a graça recebida, suplicando-lhe, por intermédio de sua enviada sublime, para ficar no seu humilde Posto, junto à Terra, a fim de continuar atendendo aos pedidos de seus irmãos terrestres que tantas provas lhe dão de estima e gratidão.


O espírito luminoso de Celina sobe às esferas elevadas donde veio e se dirige aos pés da Mãe Celestial, submetendo à sua apreciação o pedido de seu servo agradecido.


Daí a instantes, volta e traz a resposta de Nossa Senhora:
- Que sim, que Bezerra ficasse no seu Posto o tempo que quisesse e sempre sob suas bênçãos! E da Terra e do Além partem vozes em Prece!1


Bezerra de Menezes que, na Terra, foi o extraordinário arauto do Evangelho, simbolizado na sua fé, na sua ação, no seu trabalho, no seu amor, nos seus pensamentos e na sublime caridade que praticava sempre em todas as horas de seu viver, continua ainda nas etéreas regiões, por intermédio dos mais diversos médiuns existentes em todo o Brasil, distribuindo as flores mais belas e mais viçosas, nascidas de seu coração aos que sofrem, gemem, choram e desesperam, em virtude de seus padecimentos físicos e morais.


Sites na Internet


Biografias:

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/bezerra.html http://www.nossosaopaulo.com.br/Espiritismo/BezerraDeMenezes.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes http://www.terraespiritual.org/espiritismo/centro_em_destaque19.html http://www.jornallivre.com.br/164111/bezerra-de-menezes-biografia.html http://br.msnusers.com/DIVALDOFRANCONORJ/biografiadebezerrademenezes.msnw

Filme “Bezerra de Menezes: o diário de um Espírito” http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/

http://www.new.divirtase.uai.com.br/html/sessao_8/2008/08/18/ficha_cinema,id_sessao=8&id_noticia=1932/ficha_cinema.shtml

Mensagens: http://www.oespiritismo.com.br/mensagens/bezerra.php

Internacionais:

http://www.bezerrademenezes.org/ http://www.kardecian.org/bezerra_menezes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”