Minutos de Paz !

terça-feira, setembro 30, 2008



QUEM É JESUS ?


Para a maioria dos estudiosos, Jesus permanece situado na História, modificando o curso dos acontecimentos políticos do mundo. Para a maioria dos teólogos, Jesus é objeto de estudo, nas letras do Velho e Novo Testamento, imprimindo novo rumo às interpretações de fé. Para os filósofos, Jesus é centro de polêmicas e cogitações infindáveis. Para a multidão dos religiosos, Jesus é o benfeitor providencial das crises inquietantes da vida comum.


Para nós espíritas, que conhecemos a missão de Jesus, sabemos perfeitamente que Ele não é apenas o reformador da civilização, o legislador da crença, o condutor do raciocínio ou o doador de facilidades terrestres, mas acima de tudo Ele foi, é e será sempre o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja: a síntese da Ciência, da Filosofia e da Religião.


Jamais encontraremos no planeta Terra uma diretriz integral para a nossa felicidade, na tribuna dos grandes filósofos, na retorta dos cientistas eméritos, no trabalho dos pesquisadores ilustres, na cátedra dos professores distintos, nos decretos dos legisladores mais nobres, no verbo eloquente dos advogados, na palavra dos juizes corretos, na pena dos escritores enobrecidos, nas arcas dos filantropos generosos, na frase incisiva dos pregadores ardentes e nem nas mensagens dos benfeitores desencarnados.


Em todos eles encontraremos, em maior ou menor porção, virtudes e defeitos, acertos e desacertos, luzes e sombras, belezas e fealdades, discordâncias e contradições, entretanto, todos eles são credores de nossa gratidão e de nosso respeito pela cultura e pelo amor que plasmaram em nossas mentes e em nossos corações, mas no campo da Humanidade só existe um orientador completo, irrepreensível e inquestionável que renunciou à companhia dos anjos para viver e conviver com os homens. E sem recursos materiais, viveu para os outros, descerrando os tesouros do coração.


É por isso que Allan Kardec, desejando indicar-nos o guia real da ascensão humana formulou a pergunta de número 625 em O Livro dos Espíritos, indagando qual o tipo mais perfeito que Deus concedeu ao planeta Terra para servir de guia e modelo aos homens. E o Espírito respondeu: Jesus. Como a dizer-nos que só Jesus é a síntese da sabedoria e do amor e que somente Ele deve ser seguido na Terra, como sendo o nosso Mestre e Senhor.


Apenas a pesquisa metódica orientada e perseverante nos levará a descobrir as diversas contribuições que o Cristianismo deu no passado, dá no presente e dará no futuro ao desenvolvimento moral, assistencial, educacional, consolador e sobretudo libertador.


(Fonte: Revista Reformador - Janeiro/2005 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”