Minutos de Paz !

terça-feira, março 31, 2009



Dois Espíritos de escol, uma data em comum


As grandes idéias jamais irrompem de súbito.



As que assentam sobre a verdade sempre têm precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos.



Depois, em chegando o tempo, envia Deus um homem com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos, de reuni-los em corpo de doutrina.



Desse modo, não surgindo bruscamente, a idéia, ao aparecer, encontra espíritos dispostos a aceitá-la.[1]


No dia 31 de março de 1596, aportava na França um personagem cujo nome ficou gravado na história da humanidade: René Descartes.



Foi ele que implantou, no Ocidente, as bases fundamentais da filosofia e da ciência modernas.



Viveu numa época em que a Europa ardia sob as chamas das guerras religiosas.



Como a sua realeza não pertencia à Terra, não se deixou seduzir pelo brilho dourado dos tesouros fugidios apreciados pelos potentados de seu tempo, embora convivendo em seu meio.



Acostumado a olhar a vida de um ponto de vista alto e abrangente, preferiu viajar pelo mundo e conhecer as diferenças de crenças, costumes e tradição cultural dos povos, para descobrir que esses fatores são decisivos no tocante à maneira que as pessoas pensam a vida e criam suas leis.



Possuidor de um grande coração, aquecido pela razão, usou suas potencialidades em benefício da humanidade, preferindo ser mais observador do que ator nos palcos do mundo.



Sem os instrumentos que a tecnologia disponibiliza hoje aos pesquisadores, ele descobriu verdades importantes sobre o Espírito e sobre matéria, preparando o terreno para outra alma, dessas que Deus envia com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos e reuni-los em corpo de doutrina.



Esse homem foi Allan Kardec, cujo nome também ficará para sempre gravado na história da humanidade terrestre.Kardec sabia o objetivo pelo qual viera aos palcos terrenos.



Sabia que o reino do Céu ainda não é aqui, mas veio prestar sua colaboração aos habitantes rebeldes deste planeta.



Sofreu, como os demais missionários que vieram antes dele, o acicate da prepotência dos homens disfarçada de autoridade.



Era preciso que Descartes viesse antes, como um precursor, como um revelador de primeira ordem, para que Kardec pudesse assentar o edifício da Doutrina Espírita sobre as bases firmes e racionais da Ciência, pois a Ciência tinha de contribuir poderosamente para a eclosão e o desenvolvimento de tais idéias. Importava, pois, dar à Ciência tempo para progredir.[2]



O dia 31 de março é, sem contradita, uma data especial para a humanidade, pois abriu as cortinas para a entrada de uma alma nobre, e as cerrou para o homem que brilhou na terra com luz própria; que trouxe ao mundo a Ciência da alma, e cujas idéias perfumam aqueles que se deixam por elas contagiar.


Dois missionários de Jesus...


Dois Espíritos de escol...


Uma data em comum...



[1] O Evangelho Segundo o Espiritismo, Int., § IV[2] O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I, item 4 (do site www.ipeak.com.br)