Minutos de Paz !

quinta-feira, janeiro 21, 2010


Vontade


Momento Espírita



A vontade é a maior de todas as potencialidades da alma.


Sua ação é comparável a de um imã.


A vontade de viver desenvolve em nós a vida.


Atrai-nos novos recursos vitais.


A vontade de evoluir oportuniza-nos chances de crescimento e de progresso.


O uso persistente e tenaz dessa faculdade soberana permite-nos modificar nossa natureza, vencer todos os obstáculos.


É pela vontade que dirigimos nossos pensamentos para alvos determinados.


Na maior parte dos homens os pensamentos flutuam sem cessar.


Essa mobilidade constante impossibilita a ação eficaz da vontade.


É necessário saber concentrar-se, sintonizando com as esferas superiores e com as nobres aspirações.


A vontade pode agir tanto durante o sono quanto durante a vigília.


Isso porque a alma valorosa que, determinada, busca alcançar um objetivo na vida procura-o com tenacidade em todos os momentos da vida.


Funciona como uma correnteza poderosa e constante que mina devagar e silenciosamente todos os obstáculos que se apresentem.


Se o homem conhecesse a extensão dos recursos que nele germinam, ficaria deslumbrado.


Não mais temeria o futuro, tampouco se julgaria fraco.


Compreenderia sua força e acreditaria na possibilidade de ele próprio alterar seu presente e seu futuro.


O poder da vontade é ilimitado.


O homem consciente de si mesmo e de seus recursos latentes sente crescer suas forças na razão de seus esforços.


Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se.


É consolador e belo poder dizer: “Sou uma inteligência e uma vontade livres.

Edifico lentamente minha individualidade e minha liberdade.


Conheço a grandeza e a força que existem em mim.


Hei de amparar-me nelas e elevar-me acima de todas as dificuldades.


Vencerei até mesmo o mal que existe em mim.


Hei de me desapegar de tudo que me acorrenta às coisas grosseiras e levantar vôo para realidades mais felizes.


Para frente, sempre para frente.


Tenho um guia seguro que é a compreensão das leis da vida.


Aprendi a conhecer-me, a crer em mim e a crer em Deus.


Hei de me conservar firme na vontade inabalável de enobrecer-me e elevar-me.


Atrairei, com o auxílio de minha inteligência, riquezas morais e construirei para mim uma personalidade melhor.”


É chegada a hora de despertar do pesado sono que nos envolve.


É necessário rasgar o véu da ignorância que nos prejudica o entendimento.


Cabe-nos aprender a conhecer a nós próprios e as nossas potencialidades.


Compete-nos utilizá-las.


Não nos entreguemos ao desespero.


Não nos julguemos fracos.


Basta-nos querer para sentirmos o despertar de forças até então desconhecidas.


Creiamos em nossos destinos imortais.


Creiamos em Deus.


Lembremo-nos: podemos ser o que efetivamente quisermos.


Equipe de Redação do Momento Espírita, com base na terceira parte, item XX, do livro “O problema do ser, do destino e da dor”, de Léon Denis.


Disponível <http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1280&stat=3&palavras=acreditar%20no%20futuro&tipo=p>