Minutos de Paz !

domingo, julho 31, 2011



Onde está a felicidade?

Humberto Pazian

Muitos místicos, religiosos e filósofos, tanto do presente como do passado, já afirmaram que a vida de cada um de nós é o resultado daquilo que pensamos. Vemos o mundo por uma lente transparente escolhida por nós, que filtra as imagens que nos chegam. Alguns enxergam a vida por uma lente cinzenta, triste, acreditando que o mundo seja assim, enquanto outros a veem por uma lente colorida, alegre, entendendo que tudo e todos à sua volta sejam da mesma maneira. Você sabe a cor de sua lente?


“A felicidade não é deste mundo”. Aqui vai uma boa desculpa para aqueles que insistem em ficar desanimados ou tristes, pois tentam justificar sua falta de vontade para viver bem com base nestas palavras de Jesus. Como espíritas, entendemos que a vida verdadeira é a do espírito e, consequentemente, a da matéria é ilusória e passageira. Mas por que razão temos de ser infelizes?


Acreditamos que o Mestre tenha dado ênfase à vida espiritual para nos ensinar que não devemos viver exclusivamente para a matéria, mas que saibamos dosar a parcela adequada às coisas do espírito. Embora a eternidade nos aguarde e o tempo que aqui ficarmos seja sempre muito pouco, se nós soubermos como pensar e agir, teremos um período bom e, com certeza, muito feliz aqui na Terra.


Reprogramando a vida


Um outro fator importante para todos aqueles que buscam a felicidade é aquilo que se acredita a respeito da vida. Quando encarnamos, trazemos em nossa memória espiritual aquilo que pensamos e acreditamos sobre tudo, sendo que algumas coisas ficam adormecidas e outras surgem de forma intuitiva nos momentos de necessidade. Somado a isso, há também todo o aprendizado que conquistamos durante a infância, além daquele que vamos adquirindo ao longo de nossa existência. Muitas ideias se juntam às antigas e, com isso, moldam e reconstroem nosso jeito de ser e pensar.


Alguns desses conceitos foram plantados em nosso inconsciente e são aceitos como verdades absolutas, os chamados “paradigmas”. Essas “verdades” atuam de tal forma em nossas vidas que podem nos levar à alegria ou à tristeza, à saúde ou à doença, à miséria ou à prosperidade. São elas as “lentes” que filtram nossa maneira de apreciar a vida, daí toda a sua importância. A localização dessas crenças e a troca por outras mais apropriadas ao bem viver são de suma importância para uma vida feliz e, por isso, afirmamos que a felicidade depende da maneira como pensamos e, consequentemente, agimos.


Portanto, a reprogramação da nossa vida depende de nós mesmos. A interpretação dos fatos que nos cercam é que nos faz ter uma visão boa ou ruim da existência. A mensagem contida nos ensinamentos do mestre Jesus pode nos conduzir à verdadeira felicidade quando observada em um clima de otimismo e alegria. Como podem notar, ser feliz é muito fácil, basta querer, acreditar e se observar, já que, com certeza, esse tesouro está dentro de cada um de nós. Descubra-se e seja feliz!


Fonte

Revista Cristã do Espiritismo.
Disponível em http://ww2.rcespiritismo.com.br .Acesso: 31 JUL 2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”