Minutos de Paz !

quinta-feira, julho 14, 2016

Como Evitar A Depressão - Gerson Monteiro





Como Evitar a Depressão


Gerson Monteiro


Diante da vida que levamos, é muito comum, de vez em quando, ficarmos agoniados com sensações de pessimismo e tristeza que nos levam a um quadro depressivo. Para vencermos essas sugestões de desânimo, precisamos parar e raciocinar a fim de identificarmos as suas causas. 


Assim, poderemos retificar em nós o que precisa ser corrigido e modificado.

*

Nesta análise das causas da depressão, vale a pena verificar se o estado depressivo não nasceu do fato de termos sido ofendidos. 


Se, raciocinando, a gente descobre que a depressão surgiu a partir disso, levantemos o nosso "astral" desculpando e perdoando o ofensor no clima da compreensão. 


Dessa forma, estaremos eliminando mágoas e ressentimentos causadores de tão doentios e malignos sentimentos, dentro da nossa alma.

*

Outra causa que nos leva a ficarmos tristes e deprimidos é quando ferimos alguém e não nos desculpamos interiormente. 


O remédio para isso é reconciliar a nossa atitude mental pela prática do bem, desfazendo e reparando o mal causado ao outro, admitindo que, se somos passíveis de errar, também temos condições de reparar os nossos enganos.

*

Convém observar, ainda, se o desânimo que sentimos, e a perda do prazer em nossas atividades diárias, estão ocorrendo em virtude dos problemas difíceis que estamos enfrentando. 


Neste caso, pensemos positivamente em resolvê-los, pois, sem as dificuldades naturais da vida, ficaríamos estagnados e nunca cresceríamos espiritualmente.

*
No livro de nossa autoria Entusiasmo para Viver e Ser mais Feliz, consideramos que a morte de um ente querido, a separação conjugal, a perda de emprego ou quaisquer outros tipos de perda são fatores que podem levar à depressão. 


Para evitá-la, devemos buscar na oração forças e coragem, porque Deus, afinal de contas, nunca está pobre de misericórdia.

*

É bom salientar, entretanto, que a pessoa que sofre de depressão por semanas ou meses, a chamada depressão clínica, precisa mesmo é de tratamento médico e psicoterápico. 


Mas, neste sentido, ela deve admitir que precisa de ajuda, o que não significa fraqueza de jeito algum, porque a depressão é uma doença que pode ser tratada com bons resultados. Seu melhor remédio, portanto, é a vigilância para cultivar a alegria e o bom ânimo.

*

Gerson Simões Monteiro é Presidente da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso . E-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”