Minutos de Paz !

domingo, julho 31, 2016

Sempre Pensando Positivamente - Gerson Monteiro





Sempre Pensando Positivamente

Gerson Monteiro


Sinais do prazer da vida, da autoaceitação, da alegria, da confiança e de uma vida saudável e equilibrada surgem automaticamente quando mantemos a auto-estima em qualquer circunstância de nossa existência.

 *

Mas, para mantê-la, é fundamental o conhecimento de nós mesmos, por meio de uma análise serena e honesta sobre a nossa realidade interior, a fim de levantarmos os nossos pontos fracos que merecem ser modificados.

 *
Além da radiografia do nosso interior para sustentação da autoestima, o que nos garante o "alto astral" na vida, precisamos desenvolver a confiança que nasce da fé, o grande remédio encontrado na farmácia da nossa alma. 


É sobretudo da confiança depositada na Providência Divina que nos vêm a tranqüilidade e a calma para superarmos todos os obstáculos da vida.

*
A propósito, Allan Kardec comenta em O Evangelho Segundo o Espiritismo que "a fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado".

*
Jesus referiu-se à fé do tamanho de um grão de mostarda, capaz de transportar as montanhas das dificuldades, do desânimo e das preocupações que precisam de fato ser ultrapassadas pelo nosso esforço e vontade de vencer. 


Manter a fé, por isso mesmo, faz bem à saúde do corpo e da alma, e isso só depende de nós mesmos e de mais ninguém.

*
É bom ressaltar que a pessoa que vive com pensamento positivo, jamais entra na área doentia da baixa auto-estima, que leva a pessoa a ter uma aparência física desleixada, o olhar para baixo, a cabeça curvada, sentir-se menor do que os outros, isolar-se das pessoas amigas e não ter objetivos na vida. 


Uma pessoa com baixa autoestima passa ainda a sentir medo, ansiedade e outros estados negativos, físicos e psicológicos.

*

Vale a pena frisar que, para mantermos a chamada autoestima, precisamos, como vimos, fazer uma radiografia de nós mesmos, com o apoio da fé, além de nos aceitarmos como somos e de nos amarmos, pois o próprio Cristo recomendou-nos "Amar o próximo como a nós mesmos".

*

Enfim, façamos a nossa parte, porque Deus fará o resto através de Suas Leis sábias e magnânimas para conquistarmos a nossa felicidade. 


Lembre-se de que o seu "alto-astral" só depende de uma única pessoa: você mesmo.

*

Gerson Simões Monteiro é Presidente da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso. e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”