Minutos de Paz !

segunda-feira, julho 23, 2012

Quem Tem Um Amigo Tem Um Tesouro - Gerson Monteiro



Quem Tem Um Amigo Tem Um Tesouro




 Gerson Monteiro 



 No Informativo Paz e Fraternidade, Paulo Rouvivier lembra que no dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo. Diz ele, que “é mais uma oportunidade de se valorizar a amizade. Que tal surpreender o amigo com um breve telefonema, enviar um e-mail, ou até mesmo com uma visita pessoal”. Diz ainda, que “o circulo de amizades tornar-se-á crescente, se for regado com simpatia, atenção desinteressada e prestimosidade. É muito bom ter amigos, compartilhando dos momentos bons e adversos, dia a dia”.


Amizade em sentido amplo, a nosso ver, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo, isto é, o de colocarmos os interesses do amigo à frente do nosso próprio interesse. Resume-se portanto, em lealdade e confiança, seja fraterno ou mais profundo, alguns amigos se denominam "melhores amigos". 


Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. É bem verdade que para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.


Recordando máximas: 

Platão - “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”; Francis Bacon – “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”. Provérbio árabe: “pode-se viver sem um irmão, mas não sem um amigo”. Sabedoria popular: “Quem tem um amigo tem um tesouro".


Jesus ao ditar a regra de conduta aos seus discípulos disse, “que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”, e declara, em seguida, que “não há maior Amor do que doar a sua própria vida pelos seus amigos” (João, 15:13). 


O Benfeitor Espiritual Emmanuel comentando essa passagem diz que “ Jesus pelos homens fez tudo o que era possível em renúncia e dedicação. 


Era ami­go fiel dos necessitados que se socorriam de suas virtudes imortais. 


A última ceia representa uma paisagem de afetividade integral. Lava os pés dos discípulos, ora pela felicidade de cada um...”. (capítulo 86 de Caminho Verdade e Vida).




Gerson Simões Monteiro    Vice-Presidente da FUNTARSO   e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”