Minutos de Paz !

sábado, maio 21, 2011



A traição

Momento Espírita


Um ouvinte nos pediu para que falássemos a respeito da traição. Ele quer saber por que existem pessoas que traem a confiança de amigos ou familiares. Pergunta ainda, se não se pode confiar em ninguém mais, além de Deus.


Devemos considerar, primeiramente, que esse assunto deve interessar a muitos de nós, pois raras são as pessoas que ainda não experimentaram o amargo sabor de uma traição.


E a recíproca é verdadeira. Poucos de nós estamos isentos de ter traído a confiança que alguém depositou em nós, em algum momento da vida.


Essa situação reflete as condições morais dos Espíritos reencarnados na face da Terra.


Até mesmo o Espírito mais perfeito que a Terra conheceu, não ficou isento à traição.


Jesus de Nazaré, que era todo sinceridade, fraternidade e afeto, sentiu na face o beijo do amigo traidor.


Após anos de convivência...


Muitos momentos compartilhados...


O afeto dividido no convívio diário...


Caminhavam juntos, todavia, a fraqueza de Judas o levou a atraiçoar o Sublime Amigo, entregando-O aos inimigos, com um gesto de extrema intimidade: um beijo.


Judas havia acertado que denunciaria o Cristo com um beijo, já que não tinha coragem de fazê-lo verbalmente diante dos demais amigos. Jesus, todavia, sabia da finalidade daquele ósculo, pois falara, anteriormente, que um dos Seus O trairia.


Diante da negação de Pedro, Jesus fala da fragilidade das almas que ainda não descobriram os verdadeiros valores da vida.


Jesus sorveu novamente a taça amarga da traição no momento de Sua crucificação. As mesmas pessoas a quem tinha levado a Boa Nova, havia curado, levantado moralmente, e que O aplaudiram na entrada triunfante em Jerusalém, agora O agrediam com gestos e palavras torpes.


Uma vez mais Jesus perdoa e roga: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.


Judas, caindo em si, não suportou carregar na intimidade a amargura, e, num ato de desespero, buscou o suicídio na tentativa vã de apagar da mente a ação infeliz cometida contra o Amigo devotado e fiel.


A multidão que foi beneficiada pelo Sublime Galileu e que O desprezou na hora final, certamente amargou, ou amarga ainda hoje, o ato de covardia e traição.


Não sabemos se respondemos as questões do nosso prezado ouvinte, mas expomos os exemplos do Homem de Nazaré, que temos por Modelo e Guia.


Em Seus ditos e feitos, Jesus deixa claro que a melhor atitude de nossa parte, é o perdão.


E em todas as circunstâncias, é melhor sofrer uma traição do que ser o traidor, pois esse, quando se der conta da sua fraqueza, sentirá nas profundezas da alma, o gosto amargo do arrependimento, e certamente buscará reparar a falta junto àqueles a quem traiu.


Quanto ao traído, de nada terá que se arrepender, desde que não busque a vingança, e saiba seguir o exemplo de Jesus, entendendo que os homens são mais frágeis, que verdadeiramente maus.

*

A justiça conduz a taça que envenenamos aos nossos lábios, da mesma forma que nos traz o perfume das flores que semeamos.


Assim, se hoje sentimos a navalha da traição dilacerando as fibras da nossa alma, pensemos que talvez sejamos o traidor de ontem. E a mesma dor que ora sentimos, quiçá tenhamos provocado nos mesmos Espíritos que hoje nos negam fidelidade.


Assim, seja qual for a nossa situação, lembremos os ensinos de Jesus, e busquemos junto ao Seu coração magnânimo, as forças para seguir-Lhe os exemplos.


Redação do Momento Espírita.


Disponível em www.momento.com.br

2 comentários:

  1. Agradeço ao comentário recebido pela Gabi e da Marta.
    Não posso negar que meu coração está em pratos e não sei bem o que fazer.
    Se estou sendo traída porque posso ter traído em outra vida, devo aceitar calada e esperar ele escolher por mim? É isso?
    Sim, Marta, estou sofrendo porque não é fácil suportar o peso da dúvida e aceitar que o homem a quem depositei minha confiança, amor, fidelidade pode me trair.
    O que terá acontecido? Acabou o amor? Porque o respeito, obviamente.
    A sensação que fica é que não dá pra confiar em ninguém mais.
    Obrigada pelas palavras.
    Que Deus abençoe a todos nos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcia!
    Imagino como está sofrendo. Tb já vivenciei uma experiêcia semelhante, no entanto, meu ex-parceiro foi sincero, para ele não dava mais.
    Isso não diminui a nossa dor. A dor de ser deixada, abandonada com nossos sonhos e planos.
    A verdade, às vezes, doi, mas ela nos chama a responsabilizar-se.
    Muitas mulheres são tomadas pelo sentimento de inferioridade, ainda mais quando o parceiro as deixam por outras. E se perguntam: estou gorda de mais, magra de mais, estou feia. Enfim...como se nosso valor residisse ali, na aparência.
    Isso, porque no fim ao invés de continuarmos seguindo e exemplos de Cristo e perseguir na nossa fé, embora as tribulações, nos tornamos iguais aos outros, presos a aparências, a coisas pequenas e materiais num mundo onde a beleza é tão fugaz quanto o que eles chamam de amor.
    Tb, não espero que se levante e siga como se nada aconteceu. Junte os cacos que sobrou e saiba que o Amor prevalece sempre, e este amor não está no homem, mas em Deus.
    Siga o caminho da Verdade.
    E a verdade possa ser algo que vc não queira aceitar. Caso contrário não estaria sustentando uma mentira.
    Reze, leia e saia de si, busque fazer o bem.
    Aos poucos verá que a vida não acabou com um fim de um relacionamento.

    ResponderExcluir

“Deixe aqui um comentário”