Minutos de Paz !

quarta-feira, agosto 10, 2016

Jesus Curou Durante a Crucificação - Gerson Monteiro





Jesus Curou Durante a Crucificação


Gerson Monteiro


O Novo Testamento relata que após o Governador da Judéia, Pôncio Pilatos, ter pronunciado a sentença de morte de Jesus pela crucificação, os soldados conduziram-No para fora da cidade e colocaram uma pesada cruz em Seus ombros, para que Ele a levasse até o cume do monte do Calvário. 


Jesus, ao carregar a cruz com muita dificuldade, em dado momento sentiu-se fatigado e caiu ao chão, vencido pelo cansaço.

*

Mas o povo exigia que Ele continuasse a subida. Nisso, Simão de Cirene, um homem simples e forte que passava em direção à sua casa, depois de trabalhar no campo, foi solicitado pelo encarregado da execução da pena a prestar auxílio a Jesus. 


Ao negar ajuda dizendo que tinha pressa, o encarregado gritou-lhe no rosto: 


"Cão, obedece ao chamado", mostrando-lhe o açoite. 


Simão atendeu, e colocou parte da cruz sobre os ombros.

*

Ao chegar ao topo do monte, Simão explicou a Jesus que a sua pressa era por ter em casa uma filha cega e muda, precisando de ajuda. 


E disse-lhe: 


"Sei que estás inocente; ampara-me e alivia a dor que me atormenta o lar". 


Jesus, então, fez-lhe um aceno de ternura e falou: 


"Simão, guarda a fé, sobretudo, pois todo o bem que se faz é uma luz no caminho".


*
Ao voltar a casa, o Cirineu teve uma surpresa ao ser recebido pela filha que era muda, dizendo-lhe: 


"Oh, pai, uma luz veio a mim. 


Agora vejo e falo, acabou-se a tristeza, e tenho a impressão de que a Terra é um formoso jardim". 


Simão começou a chorar, reconhecendo que o bem, mesmo forçado a praticar, é uma força atraindo a ajuda do céu. 


Este fato, sob a forma de poema, ditado por Maria Dolores ao médium Chico Xavier, está no livro A Vida Conta.


*


Por último, lembremos ainda as palavras de Jesus, quando disse que, ao ajudarmos os mais pequeninos dos nossos irmãos em humanidade, ou seja, os famintos, os sem roupa, doentes, presidiários, os sem casa para abrigá-los, estaríamos ajudando a Ele mesmo (Jesus). 


Com base nisso, e seguindo o exemplo do Cirineu, ao aliviarmos o peso da cruz desses nossos irmãos sofredores, estaremos consequentemente aliviando a cruz do próprio Cristo.



Gerson Simões Monteiro  -   Presidente da Rádio Rio de Janeiro


5 comentários:

  1. Boa tarde. Com todo o respeito , eu gostaria de saber qual o fundamento em que o articulista se baseia para dizer que Simão, o cireneu teve uma filha cega e muda se na Bíblia , de acordo com o livro de Mateus 15 versículo 21 , informa que Simão era pai de 2 filhos ( Alexandre e Rufo )? Além do que,nenhum evangelho faz menção a um diálogo em Jesus e Simão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:31 PM

      Excelente observação.... Bíblia não menciona tal milagre

      Excluir
  2. Anônimo4:15 PM

    Gabi, meu respeito e gratidão pelo lindo trabalho de Divulgação da Doutrina Espírita que você vem realizando através desse blog há anos, que é um recanto da Espiritualidade Superior através desse recurso de multimídia. Que Jesus a abençoe ! Prossiga derramando luzes na sua caminhada ! Fraternalmente

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:16 PM

    Como sexta-feira, dia 18, comemora-se a crucificação de Jesus, gostaríamos de revelar um fato ocorrido com a filha de Simão de Cirene, o Cirineu, fato esse que não foi registrado no Novo Testamento. Para tanto, lembramos que, após o Governador da Judéia, Pôncio Pilatos, ter pronunciado a sentença de morte de Jesus pela crucificação, os soldados conduziram-No para fora da cidade e colocaram uma pesada cruz em Seus ombros.
    *

    Durante o trajeto até o cume do monte do Calvário, Jesus carregou a cruz com muita dificuldade, e em dado momento, sentindo-se fatigado, caiu ao chão, vencido pelo cansaço.
    *
    Nisso, o Cirineu, que passava em direção à sua casa, depois de trabalhar no campo, foi solicitado pelo encarregado da execução a prestar auxílio a Jesus.

    *

    Ao negar ajuda dizendo que tinha pressa, o encarregado gritou-lhe no rosto: "Cão, obedece ao chamado", e mostrando-lhe o açoite, ele então obedeceu, colocando parte da cruz sobre os ombros.

    *

    Chegando ao topo do monte, o Cirineu explicou a Jesus que a sua pressa era por ter em casa uma filha cega e muda, precisando de ajuda.

    *

    E disse-lhe: "Sei que estás inocente; ampara-me e alivia a dor que me atormenta o lar". Jesus, então, fez-lhe um aceno de ternura e falou: "Simão, guarda a fé, sobretudo, pois todo o bem que se faz é uma luz no caminho".

    *
    Ao voltar a casa, o Cirineu teve uma surpresa ao ser recebido pela filha que era muda, dizendo-lhe: "Oh, pai, uma luz veio a mim. Agora vejo e falo, acabou-se a tristeza, e tenho a impressão de que a Terra é um formoso jardim".

    *

    Simão começou a chorar, reconhecendo que o bem, mesmo quando praticado por imposição, é uma força atraindo a ajuda do céu.

    *

    Este fato, sob a forma de poema, é da poetisa Maria Dolores, ditado ao médium Chico Xavier, que foi publicado no livro A Vida Conta, disponível na Livraria do CEERJ, rua dos Inválidos, 182, térreo, telefone 2224-1553, e-mail: divulgacao@ceerj.org.br..

    Gerson Simões Monteiro

    *
    Disponível em https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/gerson-monteiro/jesus-curou-durante-crucificacao-12154928.html. Acesso : 02/04/22

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:01 AM


    Gabi, esqueci de informar aos leitores, que como o autor do texto, o saudoso escritor espírita Gerson Simões Monteiro já está na Pátria Espiritual, me senti no compromisso moral de responder ao pesquisador que fez o questionamento. Como está acima o poema de Maria Dolores na psicografia do não menos saudoso Francisco Cândido Xavier, na obra A Vida Conta, se encontra no capítulo Traço do Cirineu. Como sabemos o conteúdo das obras psicografadas por Chico Xavier é inquestionável, inclusive para o Judiciário. Gratidão pela oportunidade de esclarecimento. Fraternalmente!

    ResponderExcluir

“Deixe aqui um comentário”