Minutos de Paz !

sexta-feira, novembro 03, 2006

FREI LUIZ REINKE

MISSIONÁRIO FRANCISCANO


FREI LUIZ, nasceu TEODORO HENRIQUE REINKE em 29 de junho de 1872 – filho dos camponeses HERMAM E MARIA REINKE.

Nasceu na ALDEIA de MARIENSFELD ( Que quer dizer : CAMPO DE MARIA ) situada próxima às nascentes do EMS, na região da WESTFÁLIA, NA ALEMANHA.

Tinha uma irmã , 14 anos mais velha, GERTRUDE, de temperamento prussiano, que ajudou a mãe a educá-lo pois perdera o pai bem cedo .
Sua educação foi rigorosíssima, dentro do regime quase militar prussiano. Muitas varadas soaram no corpo de TEODORO HENRIQUE, que era punido cruelmente, a fim de manter a disciplina. Família Católica Convicta, num período dominado pela prepotência de BISMARK; TEODORO, sempre sonhava com um Frade amparando o menino Jesus, visualizava uma terra longínqua e bela.( Premonizando o Futuro )

Maria, a mãe, dotada de premonições. Assim como ela ,FREI LUIZ previa acontecimentos, tempestades, tinha premonições e realizava curas.

Em 1887, a ALEMANHA se submete ao Papa. E TEODORO HENRIQUE inicia suas aulas de religião, com o Vigário católico local.

Em 1890- Aos 18 anos , parte de MARIENSFELD para o colégio seráfico de HARREVELD, na Holanda, onde florescia uma ordem de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, tendo como base: A CARIDADE E A HUMILDADE , características da personalidade de FREI LUIZ.

Em 1894, maio – Recebeu o Hábito de Noviço Franciscano, adotando o nome de FRATER ALUISIUS , tendo como seu Protetor ,São Luiz Gonzaga.

Primeiro aluno do seminário; escolhido com mais 40 jovens , para missionar em terras Brasileiras. Frei Ciríaco Hielcher o acompanha na viagem empreendida, com destino ao BRASIL. No vapor Alemão de nome Argentina, onde só haviam os Noviços passageiro; tendo como base, treinamento árduo de disciplina e horários rígidos .

Em 1894, 21 de Junho – O navio, como um convento ambulante, parte de Hamburgo.

Em 1894,10 de Julho – Aos 22 anos , aporta na Bahia, indo para o convento de São Francisco, onde inicia seus estudos para receber as Ordens Menores .

Em 1896- FREI LUIZ, atingido pela peste da febre amarela, depois pelo beribéri que deixou seqüelas até o fim de seus dias; e vitima também da tuberculose, já bem debilitado, surge diante dele, um velhinho,(sem que ninguém soubesse como entrara no convento), e dando-lhe um frasco que continha um líquido esbranquiçado, disse-lhe que não desanimasse e que ficaria bom se bebesse, de uma só vez, o remédio.FREI LUIZ, assim o fez e ficou completamente curado!
Quem seria aquele mensageiro divino?

Passou pela Bahia, Olinda, Rio de Janeiro, Bicas, em Minas.

A 2 de dezembro de 1899, embarcou para o Rio de janeiro.

Em 1900, 2 de janeiro- Na companhia ainda de Frei Ciríaco, no recém fundado convento Franciscano do Sagrado Coração de Jesus, FRATER ALUISIUS se Ordena Sacerdote já em 1900, 24 de fevereiro.

Em 04 de Março do mesmo ano, ele reza a sua 1ª MISSA, no Altar Mor.

Em 1905, cinco anos após receber as ordens maiores, dedica-se AO ESTUDO DA VIDA DO SEU PROTETOR, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA e escreve o livro
“ VIDA E CULTO DE SANTO ANTÔNIO “ Trabalho bastante elogiado na época.

Entre 1914 e 1918 , os anos que se seguiram á 1ª Guerra Mundial, preocupado com a falta de religião que grassava no mundo, e com o avanço do comunismo ele fundou, em Petrópolis, o “ Centro Católico “, e editava um jornal chamado “ CENTRO”.

Sob o pseudônimo de “ LÍRIO DO VALE”, traduz o célebre romance “ Josefina” de Franz Von Seeburg, que mereceu do conde de Afonso Celso, um delicado prefácio, datado de 20 de fevereiro de 1911. Estudou a flora Brasileira, e no aprendizado que fez entre os fazendeiros e matutos, indicava ervas raízes , para os males do corpo.
Apesar de humilde, muito humilde, era, às vezes, muito corajoso.Quando soava a hora do perigo, a ovelha transformava –se em leão e não recuava diante da luta; desdenhava da vaidade, mas não fugia do dever.

FREI LUIZ sofreu no Rio de Janeiro um grave acidente de automóvel, que lhe deixou como conseqüência, uma pequena deformação na testa e vários dentes partidos, o que passou a dificultar sua dicção.

A 11 de dezembro de 1931, sofreu FREI LUIZ , por volta das 14 horas, na “Portaria”
DO CONVENTO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, em Petrópolis, um atentado à sua vida.
O indivíduo Antônio Mário Hansen, apontando um velho e volumoso revólver, fez fogo, quase à queima roupa, sobre FREI LUIZ, visando-lhe as costas, na altura dos pulmões .ao ser levado para o Hospital Santa Teresa, recomendou: Compaixão para o facínora ,nunca se livrou dos resíduos da bala.

Em 1932, 05 de janeiro – saiu do hospital com sua saúde ainda mais comprometida- Mesmo assim Celebrou MISSA em ação de graças no ALTAR DE SANTO ANTÔNIO diante de uma igreja lotada .

Em 1937, 08 de Abril – Cercado pelos amigos religiosos e leigos, conservando a consciência, falou de Amor e Caridade .Deixou a Mensagem FINAL.

“Nunca deixei de praticar a caridade,
Fosse para quem fosse, fosse do que fosse:
- A caridade da esmola material.
- A caridade do socorro espiritual .
- A caridade do pão
- A caridade da palavra.
Esta será a minha Glória e a minha Oferenda a Jesus Menino.

Às 23 horas, FREI LUIZ , faleceu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”