Minutos de Paz !

domingo, dezembro 05, 2010



Um voo para a liberdade

Momento Espírita




A cidade de Roma estava abarrotada de gente. Eram peregrinos vindos de toda a Europa para as celebrações do jubileu do ano de 1600, que aconteceriam durante o ano todo.


Especialmente naquele dia a população se aglomerava para contemplar um espetáculo singular.


As tochas acesas ao longo do caminho iluminavam a pálida manhã de fevereiro.


O filósofo de cinquenta e dois anos caminhava lentamente sobre as pedras frias...


Descalço e acorrentado pelo pescoço, vestia um lençol branco estampado com cruzes, demônios e chamas vermelhas.


Aquele homem magro vencia, a passos lentos, os oitocentos metros desde a Torre Nona, onde estivera encarcerado, e o campo das flores, ampla praça onde seria executado.


Alguns monges seguiam ao seu lado convidando-o ao arrependimento. De tempos a tempos aproximavam o crucifixo dos seus lábios, dando-lhe oportunidade de salvar-se.


A população se acotovelava para ver um herege famoso morrer na fogueira...


Chegando à praça, onde a morte o aguardava, o filósofo se negou mais uma vez a beijar a cruz. Então foi amordaçado, despido, atado a uma estaca de ferro e coberto com lenhas e palhas até o queixo.


O fogo foi ateado. E, enquanto as labaredas chamuscavam-lhe a barba e seus pulmões se enchiam de fumaça, Giordano Bruno tinha o olhar fixo no Infinito...


Enquanto a pele estalava sob o calor das chamas e o sangue fervia nas veias, o notável filósofo ainda guardava uma convicção: não iria para o inferno.


A certeza de que veria outros sóis, inúmeros mundos celestiais e viajaria através do Infinito, lhe davam uma paz indescritível.


Em seu julgamento, no ano de 1592, em Veneza, Giordano Bruno disse aos seus julgadores: Uma vez que a alma não pode ser encontrada sem o corpo e todavia não é o corpo, pode estar neste ou naquele corpo e passar de corpo em corpo.


Bruno foi morto na fogueira por defender a ideia de que a alma humana poderia, após a morte, retornar à Terra num corpo diferente, e até continuar a sua evolução em outros mundos além da Terra.


Além da crença na reencarnação, ele defendia a ideia de que o indivíduo pode encontrar a salvação sem a intervenção de terceiros, mas do seu relacionamento direto com Deus, ao longo de sua jornada neste planeta.


Foi graças a suas convicções que Bruno não titubeou ante a fogueira que o aguardava...


Bastaria apenas beijar a cruz... Mas ele preferiu a liberdade...


Sabia que as chamas nada mais fariam do que enviar sua alma na direção de outros sóis, onde poderia viajar através do Infinito...


* * *


Muitos pensadores ocidentais defenderam a ideia da reencarnação. Entre eles está o filósofo francês Voltaire, o filósofo alemão Schopenhauer, o estadista americano Benjamim Franklin, o poeta alemão Goethe, o novelista francês Honoré de Balzac.


Antes de Cristo também encontramos a crença greco-romana na reencarnação com Pitágoras, Platão, Cícero, Virgílio, entre outros.


Considerando que uma ideia falsa não sobrevive ao tempo, devemos concluir que a reencarnação é uma verdade que não pode ser apagada, por mais que se tente.



Redação do Momento Espírita, com base no cap. 1, do livro Reencarnação – o elo perdido do Cristianismo, de Elizabeth Clare Prophet, ed. Nova era.


Disponível http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1291&let=&stat=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”