Minutos de Paz !

quarta-feira, fevereiro 02, 2011



Hotéis de gelo

Momento Espírita





Você abre seus olhos e enxerga a luz suave e difusa da fibra ótica e do amanhecer.


O gelo circunda você. Parte dele entalhado em forma de móveis e esculturas, parte na forma de blocos maciços que compõem as paredes, o teto e até mesmo o piso.


Apesar da beleza do quarto, porém, é hora de levantar. Afinal, a temperatura do seu cômodo é de menos cinco a menos oito graus Celsius, e você acabou de passar a noite em um saco de dormir sobre uma base de gelo.


Esta é parte da experiência pela qual muitos passam quando se hospedam nos chamados hotéis de gelo.


São edificações inteiras, com quartos, salas, recepção, salões, restaurantes, construídas apenas com blocos de gelo.


Anualmente, em algumas regiões do planeta, essas obras incomparáveis da engenharia moderna são edificadas para receber hóspedes de todo o mundo.


São, usualmente, construídas ao lado de grandes rios, onde é possível se obter água, congelá-la e cortar em grandes blocos de gelo, levando-os ao local da construção.


Além de engenheiros especializados, são convidados sempre escultores, artistas de várias regiões do globo, que trabalham no acabamento final de cada quarto.


Porém, o mais intrigante de tudo, é que esses iglus de luxo permanecem em pé, funcionando, apenas por quatro ou cinco meses cada ano.


Depois desse tempo, eles, literalmente, viram água, derretem, voltam a ser rio.


Por mais que os engenheiros e artistas, que participam da construção desejem se apegar à sua obra de arte, não podem, pois sua criação dura pouco tempo.


Isso não os desestimula de forma alguma. Ano após ano estão lá, construindo um hotel diferente, sempre com o máximo de capricho e beleza possíveis.

* * *

Será que a vida na Terra não é como se viver num hotel de gelo?


Usufruímos das coisas, mas elas não nos pertencem. Elas voltam para o rio da vida, quando retornamos ao mundo espiritual.


Desse modo, o que ganhamos, ao erguer nossos edifícios na Terra, ao fazer conquistas materiais, não são os bens propriamente ditos, mas sim as edificações na alma.


O prêmio por anos de trabalho honesto, dedicado e sério, não são imóveis, ações, veículos, etc.


É a disciplina conquistada. É a inteligência desenvolvida. É a capacidade de gerenciar pessoas, de encontrar soluções para problemas com maior facilidade.


Esses, sim, são alguns bens do Espírito, que não perdemos, que não derretem após o inverno.


É importante ter objetivos relacionados à matéria, certamente. Temos como missão trabalhar pela melhoria material do planeta.


Contudo, é imprescindível que não nos apeguemos às coisas, perdendo o foco de nossas verdadeiras metas na encarnação.


A escultura de gelo pode derreter, se desfazer, porém, o escultor sai melhor de cada experiência, sai mais maduro e capaz a cada obra esculpida com dedicação.

Aí está a verdadeira conquista.


Redação do Momento Espírita.


Disponível em www.momento.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”