Minutos de Paz !

segunda-feira, março 21, 2011


Presunção

Joanna de Ângelis


Sutil quão traiçoeiro é miasma de fácil assimilação, que produz danos graves nos tecidos delicados da alma.


Herança dos vícios pretéritos de que somente a pouco e pouco se liberta, o espírito que empreende a tarefa do aprimoramento não deve poupar esforços contra inimigo vigoroso e disfarçado qual esse.


Apresenta-se multiface e sabe afivelar máscaras de hedionda feição, sorrindo nas situações em que se vê descoberto e chorando nos momentos de que se deveria utilizar para a libertação, adquirindo forças novas com inusitada selvageria para continuar os desmandos a que se afeiçoa.


Reponta aqui na condição de melindre, em cuja exagerada suscetibilidade encontra campo para generalizar suas argumentações falsas, com graves danos para quem lhe enseja a penetração.


Apresenta-se como ufania exacerbada e apropria-se dos requisitos morais daquele que se lhe faz vítima, conquistando láureas à própria incúria.


Alma gêmea do orgulho, é filho especial do egoísmo, inimigo sórdido de tôda construção moral do homem, comprazendo-se em desequilibrar e malsinar.


Discreto, enreda mentes invigilantes, e, soez, maquina estranhos raciocínios que distraem os seus cultores.


Imantado à própria natureza animal do homem, investe contra a natureza espiritual sob disfarces inesperados. Esse revel, atro e torvo inimigo do espírito, é a presunção.

*

Se alguém admoesta com carinho, objetivando ajudar, ele instila, malsão, odiosa irritabilidade no ouvinte, inspirando que ali se encontra um mau caráter desejando humilhar o indefeso lidador...


Quando o amigo convida ao serviço com mansuetude o outro amigo, ei-lo a informar que alquile deseja deste fazer besta de carga.


Se o patrão, por impositivo da ordem, observa o servidor descuidado, eis que a sua maléfica presença degenera o alvitre fazendo que o reprochável subalterno se transforme em inimigo silencioso...


Quando o cooperador do serviço de elevação adverte o irmão de trabalho, por esta ou aquela razão, sua voz brada, na acústica da alma: - "Ele toma esta atitude porque é com você"...


E prossegue arregimentando vítimas que lhe dão guarida às insinuações infelizes, até o desespero em que se verão a braços mais tarde.

*

Abstém-te do convívio da presunção e arrebenta-lhe o cerco nefando.


Faze honesta fiscalização íntima à luz do Evangelho e descobri-la-á.


Na tarefa de muitos, se te isolas; no agrupamento fraterno, se te supões desconsiderado; na atividade encetada, se reclamas falta de auxílio; na comunidade, se te tens na conta de humilhado; na realização do bem, se suspeitas de deslealdades sistematicamente; e se te afirmas desamado, cuidado! - a presunção está corroendo-te por dentro.


Examina Jesus e toma-O como modelo, situando-te no devido lugar, e se prossegues acreditando que necessitas lapidar a alma da incessante faina do bem, com otimismo e perseverança, estarás combatendo esse verdugo ominoso que tanto poderás chamar presunção como orgulho, melindre ou suscetibilidade, mas que em resumo é, sem dúvida, um dos piores inimigos da tua evolução.

*

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mateus: capítulo 5º, versículo) 3.

*

"O orgulho me perdeu na Terra". Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo 2º - Item 8.


Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Florações Evangélicas. Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Capítulo 8. Salvador, BA: LEAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”