Minutos de Paz !

sábado, julho 16, 2011


A SAMARITANA

Jésus Gonçalves



Na Samaria, enquanto os companheiros

foram suprir a bolsa de alimentos,

Jesus, parou de andar dias inteiros,

propôs-se repousar alguns momentos.

Sentou-se o Nazareno ao pé da fonte,

O sol brilhava em raios refulgentes.

Havia ali um poço ao pé do monte,

que Pai Jacob legara aos descendentes.


para tirar da linfa deliciosa.

Ao ver de pronto, o vulto do Rabi,

ficou assim um tanto receosa.


de tão sublime olhar, tão lindo aspecto,

que ali estava a cismar, tão recolhido,

assim tão majestosamente quieto?


que tinha sede e disse, em tom bondoso:

“Mulher: se queres, dá-me de beber,

pois vai o dia muito caloroso.”


um tanto embaraçada, respondeu:

“ Pois como pedes de beber a mim?

Eu sou samaritana e Tu judeu ...?


e julgasses de modo mais profundo,

saberias que Eu sou distribuidor,

da Água da Verdade neste mundo.


e fosse tua consciência mais ativa,

saberias quem sou entre os judeus,

e tu Me pedirias Água Viva!”


“ Água Viva? ... Mas é tão fundo o poço,

que não podes cumprir esse desejo ...

Se a não podes tirar deste colosso,

onde tens, pois, a água, que não vejo?


Ele nos deu o poço no passado

e todos tem bebido com fartura,

o líquido que é sempre renovado ...”


“ Quem bebe desta água, Eu te asseguro,

por mais que beba e beba a saciedade,

terá contínua sede no futuro.



e não se tira de qualquer cisterna.

Quem dela bebe, é fonte que irradia,

emana a água para a vida eterna.”


“Senhor!  disse a mulher  dá que Tu dás

eu beberei agora alegremente.

Assim, não terei sede e terei paz

sem ter que vir aqui constantemente.


“Pois vai então chamar por teu marido,

disse o Rabi  e vem aqui depois.

Assim, não ficará como esquecido,

e do que Eu der a ti, darei aos dois.”


roçou-lhe o rosto. Mas, com certo empenho,

algo nervosa, respondeu: “ Senhor!

Não poderei chamar o que não tenho.”


“ Numa verdade pura Me disseste.

Não é teu quem contigo está morando.

Maridos ... sei que cinco já tiveste ...”


“Senhor! Tu és profeta! Tu és profeta!

Exclamou a mulher admirada

pois como dás sentença tão correta,

sobre coisa que eu não Te disse nada?


onde adorar a Deus? Aqui ou além?

Neste monte conforme nossos pais,

ou lá na capital, Jerusalém?”

Ouve-me bem, mulher,  disse o senhor
Trago Comigo histórico momento.

Os que procuram luz e puro amor,

adorarão o Pai em pensamento.


A mais pura e perfeita adoração,

sejam feita em Espírito e Verdade,

com um altar em cada oração.

“ Espera-se o Messias, bem o sei.

disse a mulher, buscando assunto novo.

é o Cristo que há de vir. E será Rei.

E tudo ensinará ao nosso povo.”

“ Por hoje  Ele lhe disse vou findar

De nada mais precisas depois disto.

Procura neste momento recordar.

Eu que falo contigo ... Sou o Cristo!




Hoje tive oportunidade de ouvir um pouco mais sobre a vida de Jésus Gonçalves, numa entrevista realizada pela Marilena Mota Carvalho e não pude me furtar de dividir com vocês este poema que evidencia parte da vida deste grande Espírito pelo qual tenho grande admiração, respeito e carinho pelos  exemplos de força e determinação que nos legou.

Que Jesus o abençoe hoje e sempre !


Livro: Flores de Outono -Autor: Jesus Gonçalves
Deus é o espírito da humanidade,
Diz-me, então alguma coisa mais:
E, sentenciou, Jesus, profetizando:
Marido? ... Mas ... e um súbito rubor
Esta que Eu dou, porém, é que sacia;
Mas disse-lhe Jesus, todo bondade:
Maior que Pai Jacob, és porventura?
E se tivesses visto o dom de Deus
“ Se escutasses a voz mais interior
Ela, mirou-o mais. Depois, por fim,
O Mestre ao vê-la, deu-lhe a perceber
Pois quem seria o tal desconhecido,
Foi a mulher samaritana ali,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”