Minutos de Paz !

domingo, setembro 04, 2011





 
Promovendo a Higiene Mental


Ninguém contesta a importância de cuidarmos do corpo para mantermos nossa saúde em dia, não só com alimentação e exercícios físicos, mas também mantendo bons hábitos de higiene. O que raramente se menciona é que os cuidados com a mente são igualmente imprescindíveis para uma vida plena e a conquista da tão sonhada paz interior.


Mas como fazer essa higiene mental? Assim como escolhemos com cuidado o tipo de atividade física devemos praticar e os alimentos que devemos ingerir, também precisamos selecionar a qualidade dos pensamentos que rondam a nossa mente. É como aplicar um filtro, deixando passar o que nos faz bem e realmente vale a pena, entre emoções, imagens, estímulos e idéias e bloqueando tudo o que nos faça mal ou não seja construtivo.


É obvio que ninguém consegue fazer isso 24 horas por dia e a vida precisa de uma boa dose de humor e irreverência de vez em quando, mas na medida do possível, é importante tentarmos ter pensamentos elevados e amorosos em relação a nós mesmos, às situações e às outras pessoas, nem que seja por apenas alguns momentos. As sugestões são incontáveis: meditação, passar um tempo junto à natureza, ouvir música e escolher leituras leves e agradáveis após um dia cheio ou difícil, desfrutar da companhia dos amigos, de preferência rindo bastante, durante o banho, já deitados, nos preparando para dormir... não importa, cada um encontra o caminho com o qual mais se afina.


Cuidar dos pensamentos nos proporciona atitudes melhores, sentidos e memória mais aguçados, vitalidade e sensação de relaxamento e felicidade. Pesquisas científicas chegaram à conclusão também que toda a tensão mental se desfaz quando temos pensamentos agradáveis e até nossos órgãos internos funcionam melhor quando estamos alegres e nos sentindo de bem com a vida.


O fato é que vivemos num mundo tão acelerado, tão cheio de estímulos, cobranças, prazos e afazeres que, se nos deixarmos levar, acabamos ficando totalmente esgotados e infelizes. Hoje em dia, especialmente, com as recentes catástrofes naturais que vem acontecendo, manter-se conscientemente protegido de tanta dor, medo e estresse torna-se vital para que possamos efetivamente atuar de forma transformadora e positiva, seja como indivíduos, seja coletivamente.


A grande questão não é tornar-se uma pessoa fria e absolutamente indiferente a tudo e a todos, isso é impossível. Frustrações, conflitos, experiências e notícias desagradáveis acontecem todos os dias e, muitas, vezes, não há mesmo como evitar. O mais importante, portanto, é saber que os aborrecimentos vêm e passam por nós. Se nos apegamos a eles em pensamento, acabam atraindo, por ressonância uma serie de outros registros negativos que acumulamos ao longo da vida e a tendência é entrarmos num redemoinho de emoções densas que podem até mesmo nos fazer mal fisicamente. Ao passo que ações e pensamentos positivos e amorosos atraem acontecimentos igualmente positivos e uma atitude mental mais serena e equilibrada.


Quem não conhece a famosa frase “gentileza gera gentileza”? Pois é a mais pura verdade. Ao nos comprometermos periodicamente com uma faxina mental, a mágica realmente começa a acontecer: sincronicamente, os acontecimentos tornam-se muito mais fluidos e significativos, as conexões se estabelecem mais facilmente e adquirimos, além de uma maior responsabilidade pelas escolhas que fazemos, muito mais compreensão e compaixão por nós mesmos, pelos outros e por tudo mais ao nosso redor.

 
Incontestável é a importância dos cuidados com o corpo, obedecendo ao imperativo da higiene a fim de manter-se a saúde. Da mesma forma, cuidar da mente é imprescindível para a conquista da paz interior.

 
Assim como em uma dieta deve-se selecionar o que será ingerido, de acordo com as conseqüências que a ingestão de cada alimento ocasionará ao organismo, devemos saber filtrar idéias, assuntos e imagens. Temos o controle sobre nossa mente: não podemos evitar que determinados pensamentos nasçam, mas é perfeitamente possível que impeçamos seu desenvolvimento.


 
Se surgem em nossa mente pensamentos tendentes a desânimo, abatimento, vingança, agonia, angústia ou ansiedade, é hora de por em prática o poder que temos de cortá-los imediatamente. Caso permitamos que eles tomem conta de nós, deixando que se fortaleçam, talvez daremos início a um processo negativo que tem se mostrado quase irreversível em muitos casos. Basta observar quantos ao nosso redor não caíram nessa armadilha preparada, em grande parte, por eles mesmos.


 
A higiene mental deve ser realizada com um propósito preventivo, em primeiro lugar; saber escolher o que ler, o que ver, o que ouvir. Sempre haverá a opção de um livro edificante em vez de um fútil, ou de um filme que alimente a alma em lugar de angústias e medos e músicas que tragam alegria, ao invés de instigarem tristeza e depressão. Sempre será possível escolher quais lugares freqüentar, que assuntos conversar, que atitude mental tomar face às mais diversas situações da vida.


 
Busque trazer à sua mente o que há de mais positivo e eliminar as lembranças desagradáveis, as inseguranças limitadoras, os sentimentos contrários à fraternidade, as mágoas guardadas há tempos. Promover tal higiene faz com que se descarte todo o lixo mental, tornando a pessoa mais leve e feliz, com a maravilhosa sensação de finalmente ter tomado as rédeas de seus pensamentos.
 
 
Fonte:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”