Minutos de Paz !

domingo, agosto 31, 2014

Homenagem a Antonio Ermírio de Moraes







Antonio Ermírio de Moraes    

       
Eliana Haddad     



A notícia da morte  em São Paulo, do empresário Antônio Ermírio de Moraes, aos 86 anos,no último dia 24 de agosto pp, desperta a sensação de gratidão e admiração por alguém que merece ser homenageado pela ética e espírito empreendedor, de quem soube lidar muito bem com a riqueza, gerando empregos e deixando valores exemplares de confiança no trabalho e respeito pela sociedade.


Presidente de honra do Grupo Votorantim, Antonio Ermírio desencarnou em casa, no bairro Morumbi, zona sul da capital paulista, e teve seu corpo velado no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e sepultado no Cemitério do Morumbi. 


Antônio Ermírio de Moraes deixa a mulher, Maria Regina de Moraes, e nove filhos.


Nascido em São Paulo em 1928, o empresário se formou em Engenharia Metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA) e começou sua carreira no grupo em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.


Um dos empresários mais bem-sucedidos e um dos homens mais ricos do Brasil, publicou livros e foi colunista do jornal Folha de São Paulo por mais de quinze anos, conquistando a cadeira 23 da Academia Paulista de Letras.


Líder que sempre defendeu o trabalho e a iniciativa privada, Ermírio soube ampliar para a sociedade os benefícios da sua riqueza, não enterrando talentos, mas multiplicando-os, como tão bem advertira Jesus em sua parábola no Evangelho.


Foi com alegria e responsabilidade que se dedicou à filantropia, atuando em instituições como a Cruz Vermelha Brasileira e a Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo, acreditando sempre num Brasil mais justo.


Importante em momentos como o que o Brasil atravessa lembrar que existem pessoas que passam pela vida pública e deixam marcas positivas, lembranças construtivas e exemplos que nos incentivam a valorizar a ética e o espírito de coletividade.


Em O evangelho segundo o espiritismo, Allan Kardec comenta sobre a utilidade providencial da fortuna.


"A riqueza é sem dúvida uma prova muito difícil, mais perigosa que a miséria pelos seus arrastamentos, as tentações que dá e a fascinação que exerce... Mas o fato de tornar o caminho difícil não se segue que o torne impossível, e não possa tornar-se um meio de salvação nas mãos daquele que dela sabe se servir... cabe ao homem dela extrair o bem", destaca.


E para as incompreensões sobre as desigualdades das riquezas, Kardec ainda responde por que todos os homens não são igualmente ricos.


" É que eles não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir e nem moderados e previdentes para conservar".


Antonio Ermírio de Moraes, possivelmente, aprendeu a lição e deve ter passado bem pela prova.


Que toda sua contribuição social se traduza para seu espírito nesse instante em forma de bênçãos e de luz!



Fonte









Antonio Ermírio de Moraes foi um desses raros espíritos que passou pelas facilidades materiais sem fazer delas um grilhão.


Segundo os mais íntimos, não gostava de férias nem de luxo, sua satisfação maior era atuar como administrador voluntário da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Era um madrugador dedicado ao trabalho desde a juventude e a uma sociedade mais igualitária.


Dessa forma deixou sua marca de um homem de respeito e respeitável.



Toca profundamente o nosso coração, vislumbrarmos o retorno de um Espírito nas condições desse grande administrador, que retornou à Pátria Espíritual .



Que as vibrações de Jesus e da Mãe Santíssima o envolvam, para que seu despertar seja sereno e tranquilo, após mais essa experiência reencarnatória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”