Ser professor
Se alguém lhe perguntasse qual é a mais nobre das
profissões, o que você responderia?
Talvez a resposta correta seja: Todas. Todas as que são
exercidas com nobreza.
Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as
demais dependem: é a de professor.
Esse profissional é o grande responsável pela formação
intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.
O professor é quase um segundo pai e a professora, uma
segunda mãe, pois ambos têm o poder de influenciar sobremaneira, na formação
dos caracteres de seus alunos.
Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e
também de grande responsabilidade.
Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação
que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.
Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o
professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis
pela conduta moral dos filhos.
No entanto, há professores e professores.
Há aqueles que não passam de comerciantes da educação.
Dão
suas aulas como quem se desincumbe de pesado fardo, pensando no valor que
recebem no final do mês.
Há os indiferentes, que dão aulas de forma maquinal, não se
esforçam nem para sair da mesmice, que os alunos já não suportam mais.
Há aqueles que são o exemplo vivo da deseducação.
Sentam-se
na mesa, gritam para serem ouvidos, esmurram a mesa ou o quadro para chamar a
atenção dos educandos.
Há também os que pensam que crianças são adultos em
miniatura.
Não usam a criatividade nem para buscar o aperfeiçoamento pessoal e
fazem apenas o que seus superiores lhes ditam.
Ser professor, no verdadeiro sentido da profissão, é ajudar
a formar cidadãos de bem.
É conhecer o aluno e procurar extrair o que tem de
melhor em sua intimidade, ajudando-o a reformular o que tenha que ser
repensado.
Ser professor é estar sempre em busca do próprio
aperfeiçoamento, para melhor servir.
É buscar sempre o que tem de melhor, para oferecer aos seus
educandos.
É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes
que sejam.
Ser professor é descobrir em cada aluno seu universo de
potencialidades e ajudá-lo a desenvolvê-las.
Ser professor é muito mais do que passar teorias e
conceitos. É edificar pelo próprio exemplo.
É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça
do educando fórmulas prontas.
É incentivar a criatividade, permitindo o
surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde
não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos
mais fracos.
Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua
mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada
aluno, a chama sagrada que o Criador ali depositou.
* * *
O nobre professor é abençoado maestro que consegue retirar
dessa harpa viva, que é o coração da criança, a mais sublime musicalidade.
Sabe dedilhar nas cordas mais sutis da alma juvenil, a
canção do dever e da justiça.
Consegue despertar nas almas que lhe ouvem os sábios
conselhos, a mais harmoniosa melodia da esperança, da fé e do amor sem limites.
Redação do Momento Espírita.Disponível em www.momento.com.br
*
Prece do Educador
Dora Incontri
“Senhor,
Que eu possa me debruçar sobre cada criança e sobre cada
jovem, com a reverência que deve animar minha alma diante de toda criatura Tua!
Que eu respeite em cada ser humano de que me aproximar, o
sagrado direito de ele próprio construir seu ser e escolher seu pensar!
Que eu não deseje me apoderar do espírito de ninguém,
imprimindo-lhe meus caprichos pessoais, nem exigindo qualquer recompensa por
aquilo que devo lhe dar de alma para alma!
Que eu saiba acender o impulso do progresso, encontrando o
fio condutor de desenvolvimento de cada um, dando-lhes o que eles já possuem e
não sabem, fazendo-os surpreenderem-se consigo
mesmos!
Que eu me impregne de infinita paciência, de inquebrantável
perseverança e de suprema força interior para me manter sempre sob o meu
próprio domínio, sem deixar flutuar meu espírito ao sabor das circunstâncias!
Mas que minha segurança não seja dogmatismo e inflexibilidade e que minha
serenidade não seja mormaço espiritual!
Que eu passe por todos sem nenhuma arrogância e sem
pretensão à verdade absoluta, mas que deixe em cada um uma marca inesquecível,
por ter transmitido alguma centelha de verdade e todo o meu amor!”
INCONTRI, Dora . “A Educação Segundo o Espíritismo” .FEESP 1ª ed. 1997.
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