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quinta-feira, junho 13, 2024

Dia dos Namorados, Almas Gêmeas, O amor, Segundo o Espiritismo, Tipos de Casamentos

  

 



Dia dos Namorados, Almas Gêmeas, O amor, Segundo o 

Espiritismo, Tipos de Casamentos

 

 

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons.

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No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho.

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A origem do Dia dos namorados remonta ao século III da nossa era.

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Conta-se que, durante o governo do Imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército.

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Cláudio acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.

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Apesar disso, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do Imperador. 

 

Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo.

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A prática foi descoberta, Valentim foi preso e condenado à morte.

 

Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que eles ainda acreditavam no amor.

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Pode-se entender os espíritos que se entedem muito bem são almas gêmeas, conforme o entendimento vulgar, não existem. 

 

O que existem são Espíritos com profundos laços de afinidade, que muitas vezes se encontram na vida enquanto encarnados. 

 

Podemos dizer, sim, que existem almas com grande afeição mútua.

 

 Somos individualidades, e, como tal, não há espíritos que se complementem uns aos outros, como se por si só não fossem inteiros, um!

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A ideia de almas gêmeas vem do fato que muitos atribuem tal termo a espíritos afins, e que caminham juntos, mas sem a ideia de que tal caminhada não seria possível sem a presença do outro. 

 

Esta união baseia-se no amor, não necessariamente entre homem e mulher, mas entre seres que partilham deste sentimento das mais diversas formas possíveis.

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Segundo a obra de Alan Kardec:

 

"- Além da simpatia geral, oriunda da semelhança que entre eles exista, votam-se os Espíritos recíprocas afeições particulares?

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Do mesmo modo que os homens, sendo, porém, que mais forte é o laço que prende os Espíritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque então esse laço não se acha exposto às vicissitudes das paixões

 

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- Continua a existir sempre, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra?

 

Sem dúvida, desde que originada de verdadeira simpatia. 

 

Se, porém, nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. 

 

As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio.

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- As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá?

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Não; não há união particular e fatal, de duas almas. 

 

A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. 

 

Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. 

 

Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade".

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Chico Xavier relata:

 

No sagrado mistério da vida, cada coração possui no infinito a alma gêmea da sua, companheira divina para a viagem à gloriosa imortalidade.

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"Criadas umas para as outras, as almas gêmeas se buscam, sempre que separadas. 

 

A união perene é-lhes a aspiração suprema e indefinível. 

 

Milhares de seres, se transviados no crime ou na inconsciência, experimentam a separação das almas que os sustentam, como a provação mais ríspida e dolorosa, e, no drama das existências mais obscuras, vemos sempre a atração eterna das almas que se amam mais intimamente, evolvendo umas para as outras, num turbilhão de ansiedades angustiosas, atração que é superior a todas as expressões convencionais da vida terrestre. 

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Quando se encontram, no acervo dos trabalhos humanos, sentem-se de posse da felicidade real para os seus corações a de ventura de sua união, pela qual não trocariam todos os impérios do mundo, e a única amargura que lhes empana a alegria é a perspectiva de uma nova separação pela morte, perspectiva essa essa que a luz da Nova Revelação veio dissipar, descerrando para todos os espíritos, amantes do bem e da verdade, os horizontes eternos da vida.

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A ligação das almas gêmeas repousa, para o nosso conhecimento relativo, nos desígnios divinos, insondáveis na sua sagrada origem, constituindo a fonte vital do interesse das criaturas para as edificações da vida.

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Separadas ou unidas, nas experiências do mundo, as almas irmãs caminham, ansiosas, pela união e pela harmonia suprema, até que se integram, no plano espiritual, onde se reúnem para sempre na mais sublime expressão de amor divino, finalidade profunda de todas as cogitações do ser, no dédalo do destino." O Consolador ns. 323

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Que o amor faça morada no coração de cada um de vocês.

 

Fonte

JOANNA DE ANGELISBLUMENAU. Disponível em< http://joannadeangelisblumenau.blogspot.com.br> 


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Tipos de Casamentos 

Martins Peralva

 

Em análise feita às comunicações dos espíritos, referentes a casamentos infelizes, Martins Peralva classifica em cinco os tipos de casamentos.


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Casamentos Acidentais

 

É o encontro de almas inferiorizadas sem ascendentes espirituais.

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Caracterizam-se pela falta de ligação afetiva.

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A aproximação dá-se através dos impulsos inferiores do casal e o relacionamento é desprovido de simpatia ou antipatia.

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Esses casamentos ocorrem em grande número e, segundo Peralva, podem até dar certo, pois é possível os cônjuges se adaptarem um ao outro, consolidando a união no tempo.

 

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Casamentos Provacionais 

 

É o encontro de almas inferiorizadas com o objetivo de se reajustarem.

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É o tipo mais comum.

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Por haverem contraído débitos cármicos mútuos, a Providência Divina utiliza-se da união conjugal pra o necessário ressarcimento.

 

 

Casamentos Sacrificiais 

 

São raros e caracterizam-se pelo encontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada, tendo por fim reconduzi-la ao bem. 

 

Um exemplo desta categoria é o de Lívia com o senador Públio Lêntulus, transcrito no livro "Há Dois Mil anos". 

 

O senador, embora evoluído intelectualmente, era moralmente inferior à Lívia, devido ao seu orgulho.

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Casamentos de Almas Afins

 

É o encontro de almas amigas com objetivo de consolidar afetos.

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Neste tipo de casamento não ocorrem separações e ambos buscam juntos aprimorar o amor que já nutrem um pelo outro.

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Casamentos Transcendentes 

 

Muito raros.

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É o encontro de almas iluminadas com objetivos elevados para trabalharem juntas com fins altamente construtivos.

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Um exemplo de casamento transcendente é o do próprio A. Kardec, com Amélie Gabrielle Boudet, que embora seu nome não seja citado na Codificação, sua participação e apoio na vida de Kardec foram fundamentais pra o cumprimento de sua missão.

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O Espiritismo nos esclarece, portanto, que a instituição do casamento é uma importante oportunidade concedida pela Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento de nosso espírito - e também dos espíritos de nossos familiares .

 

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Fonte

PERALVA, Martins.  Estudando a Mediunidade,espiritismo e lar,  Cap. XVIII, p. 101-105. FEB.Casamento 

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  Richard Simonetti

 O casamento é planejado no Além?

 

Geralmente a união matrimonial implica numa harmonização que envolve não apenas o casal, mas também os Espíritos que reencarnarão como filhos. 

 

Obviamente, é preciso planejar.

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Os próprios interessados o fazem?

 

Seria o ideal, já que tendemos a encarar com maior seriedade os compromissos que assumimos por iniciativa própria. 

 

Nem sempre, entretanto, os reencarnantes têm suficiente maturidade e discernimento para isso. 

 

O planejamento fica por conta de mentores espirituais.

 

Eventual segundo casamento ou subsequentes também obedecem a um planejamento?

 

Quando os parceiros da vida conjugal se separam de forma irreversível, em virtude de conflitos insuperáveis, é justo que procurem recompor sua vida afetiva, buscando nova experiência. 

 

Se há seriedade na intenção e não mero exercício de promiscuidade sexual, tão frequente nos dias atuais, os mentores espirituais podem ajudá-los nesse propósito, orientando nova união.

 

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 Se ocorre uma sequência de desacertos haverá sempre novos planejamentos?

 

Os mentores procuram ajudar-nos, mostrando caminhos, mas jamais são coniventes com nossos desatinos. 

 

A sucessão de uniões indica incapacidade de assumir compromissos e de conviver. 

 

Natural, nestes casos, que se afastem, retirando as escoras de sua proteção para que os tutelados aprendam com seus próprios erros.

 

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 O ideal, portanto, seria "suportar" o cônjuge para merecer o apoio da espiritualidade?

 

Esse é, talvez, o maior equívoco. 

 

As pessoas "suportam" o cônjuge por amor aos filhos ou respeito à religião, esquecendo-se de que estão juntos para se harmonizarem, aprendendo a conviver fraternalmente. 

 

Isso implica em mudar de pronome, no verbo da ação conjugal: da primeira pessoa do singular, eu posso, eu quero, eu faço¸ para a primeira do plural: nós podemos, nós queremos, nós fazemos.

 

 Cultivar o individualismo no casamento é condená-lo ao fracasso.

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Isso seria suficiente para sermos felizes no casamento?

 

Há algo mais. 

 

As pessoas estão esperando que o casamento dê certo para que sejam felizes, sem compreender que é preciso que sejam felizes para que o casamento dê certo. 

 

Um coração amargurado, um caráter impertinente, uma vocação para a agressividade, tudo isso azeda a existência e nos torna incapazes de conviver, particularmente no lar, onde não há o verniz social.

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E como ser feliz para que o casamento dê certo?

 

É preciso ter sempre presente que a felicidade não está subordinada à satisfação de nossos desejos diante da Vida, mas ao empenho por entender o que ela espera de nós. 

 

Não é necessário muito para isso. 

 

Basta observar a lição fundamental de Jesus: fazer ao semelhante o bem que desejamos que ele nos faça. 

 

Funciona admiravelmente quando se trata de harmonizar as pessoas, particularmente no lar.

 

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 Sabemos que na espiritualidade tendemos a conviver com os Espíritos que marcaram nossa vida afetiva, envolvendo cônjuge, pais e filhos. 

Assim sendo, com quem ficará o homem que foi casado quatro ou cinco vezes?

 

Com ninguém. 

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Provavelmente fará um estágio depurador no umbral, região de sofrimentos no mundo espiritual, um purgatório onde terá oportunidade de meditar sobre sua frivolidade.

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SIMONETTI, Richard. Reencarnação: Tudo o que você precisa saber.





Namoro e Relacionamentos na Visão Espírita

Gilberto L. Tomasi

 

 

[...] Os jovens precisam saber da responsabilidade que têm no relacionamento afetivo. 

 

Os adultos precisam saber que as relações sexuais trazem comprometimento espiritual e, consequentemente, não podemos viver como se isso não existisse. 

 

Mas, é difícil enfrentar a sociedade que na maioria das vezes policia um comportamento mais vinculado à moral mais ligado ao compromisso espiritual. 

 

É aí que o espírita tem entregado os pontos também.

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Esse tema é importante por nos leva a reflexão, buscando em Jesus a orientação para o nosso aprimoramento espiritual. 

 

Devemos lembrar que quando Emmanuel fala em lar constituído, não se refere a papéis, a casamento civil, etc.., ele fala da responsabilidade um com o outro, de assumir o filho que vier, de assumirem-se um ao outro não trocando de parceiro na primeira oportunidade.

 

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Os namoros, hoje em dia, não têm compromisso de construção de uma família pela felicidade do relacionamento sexual. 

 

Assim, na primeira discussão, termina-se o namoro, arranja-se outro parceiro e aí um novo relacionamento sexual no famoso “ficar”

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Se o casal se ama e tem maturidade para o relacionamento sexual, que se case, ou vão morar juntos então Sexo, é comprometimento afetivo e sentimental com relação ao parceiro. 

 

Ao mesmo tempo em que o casal se vincula energeticamente um ao outro, marcando-se, gerando compromissos dentro da lei de causa e efeito.

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As pessoas, os “ficantes”, ainda não entendem, que relação sexual não acaba após o orgasmo. 

 

Ela gera efeitos no campo magnético dos envolvidos. 

 

E a falta de responsabilidade, nessa relação, gera efeitos, geralmente desagradáveis, como a vida tem nos mostrado.

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Nós espíritas, sabemos, que somos espíritos encarnados com o objetivo do progresso. 

 

O corpo físico é dotado das características sexuais com as quais deveremos conquistar esse progresso. 

 

O sexo, assim, tem a função principal de gera filhos, de perpetuar a espécie.

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Na questão 298 do livro dos espíritos, vemos que a maior parte dos relacionamentos matrimoniais que são felizes, só o são, relativamente pelas afinidades de suas inclinações e instintos. Apenas nas esferas superiores, nos dizem os espíritos, é que encontra a verdadeira união e reciprocidade entre os espíritos.

 

 XAVIER, Francisco Cândido pelo Espírito Emmanuel. Vida e sexo.

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Fonte

TOMASI, Gilberto l.Namoro e relacionamento na visão espírita.Disponível em < https://www.facebook.com/companheirosdaluz/posts/namoro-e-relacionamentos-na-vis%C3%A3o-esp%C3%ADritapor-gilberto-l-tomasimuito-embora-as-v/144212759101949/?locale=pt_BR>. Acesso:12 JUN 2024.

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