Minutos de Paz !

segunda-feira, maio 21, 2012

Você Acha Difícil Perdoar ? - Gerson Simões Monteiro

           

 

 

   Você Acha Difícil Perdoar ?

 


 Gerson Simões Monteiro
 
Ninguém pode ser feliz se guarda mágoa no coração.


Sobre o assunto, apresento uma trova do poeta Cornélio Pires, pela mediunidade de Chico Xavier:


"Se você sofreu ofensa / Lembre o perdão de Jesus / Quem se ofende ajunta sombras / Quem perdoa tem mais luz".


Foi justamente por Jesus saber que a falta de perdão dá origem a muitas doenças físicas e mentais, em virtude de a criatura vingativa acumular sombras doentias sobre si mesma, que o Mestre aconselhou-nos a perdoar setenta vezes sete cada ofensa recebida.


Aliás, lembro que há duas maneiras de perdoar: o perdão dos lábios e o perdão do coração.


Segundo mensagem de Paulo, apóstolo, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, muitas pessoas dizem "Eu lhes perdôo" com relação aos seus adversários, "mas por dentro ficam alegres com o mal que eles sofrem".


Outro perdão estranho é quando alguém diz assim: "dessa vez passa, mas da próxima você vai ver". Como ela não perdoou, ela está dizendo, que irá cobrar, também, numa próxima vez, a primeira falta cometida.


Outro perdão esquisito é quando alguém diz que perdoa, mas não quer ver nunca mais seu inimigo à sua frente. Claro que isso não é perdão.


Ou também quando diz: "Eu já esqueci o mal que ela me fez, mas se ela vier andando em minha direção eu atravesso a rua na mesma hora". É claro que, em ambos os casos, a pessoa não perdoou, pois o perdão é o esquecimento do mal sem guardar qualquer ressentimento ou mágoa no coração.


O verdadeiro perdão se reconhece muito mais pelos atos do que pelas palavras.


Porém, para isso, conforme disse uma colega de trabalho, temos de nos colocar no lugar do ofensor para entendermos o porquê da sua atitude prejudicial contra a nossa pessoa.


Quando entendemos que ele agiu mais por ignorância do que por maldade, fica mais fácil perdoar. Enfim, perdoar é sinal de inteligência, porque o rancor é qual veneno mental atingindo em primeiro lugar a pessoa rancorosa, fazendo dela vítima de seu sentimento inferior.


Conclusão: pode ser difícil perdoar, mas nunca será impossível, basta querer.

Gerson Simões Monteiro -
Vice-Presidente da FUNTARSO


E-mail: 
gerson@radioriodejaneiro.am.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”