Minutos de Paz !

sexta-feira, maio 08, 2015

Como Manter a Alegria Diariamente - Gerson Monteiro





Como Manter a Alegria Diariamente

 Gerson Monteiro



Um amigo me perguntou como manter a alegria durante um dia inteiro. 


Eu respondi de imediato que é muito difícil, mas não impossível. 


E aqui vai a minha receita. 


Em primeiro lugar, acorde pela manhã e ore a Deus agradecendo a noite que lhe recuperou as forças e peça com fé e sinceridade disposição para enfrentar as lutas do dia.


Depois, cumprimente os seus familiares com um bom-dia bem alegre. 


Outra coisa importante no lar: Auxilie os parentes difíceis ou qualquer pessoa da sua convivência, sem reclamações de qualquer espécie. 


Ao sair de casa, seja paciente para esperar a condução. 


Não se irrite se o trem está cheio, aliás, isso serve para qualquer meio de transporte. 


Sorria para o passageiro do lado. 


Sorrir não custa nada. 


A gente só gasta três músculos da face.


Ao chegar ao trabalho cumprimente a todos indistintamente. 


Do faxineiro ao diretor da empresa. 


Eu tinha o hábito, quando algum colega do BNH me perguntava: 


“Tudo bem, capelão?”, eu respondia: 


“Estou cada vez melhor sob todos os pontos de vista”


Essa frase é de um psicólogo francês, Emile Coué, que publicou um livro da cura pela autosugestão.


Se alguém o chamar pelo apelido, não liga não. 


Como você viu, no BNH, era capelão. 


No quartel, Bíblia, quando me viram lendo O Evangelho segundo o Espiritismo; na CAPES, era Pastor; no CBPE/MEC, Júlio Louzada. 


Foram sempre apelidos religiosos pelo fato de professar o Espiritismo, mas, nem por isso, nunca deixei de ser feliz.


Agora, outra questão para ser alegre: Aceite a vida como ela se apresente, mas fazendo tudo para melhorá-la, incessantemente, e aceite, também, as pessoas como são, sem exigir que elas se modifiquem à força de sua vontade e querer. 


Ajude o próximo, ou quem quer que seja, sem esperar recompensa. 


Abençoe os que o ferem e caluniam, orando por todos eles. 


Compreenda os outros sem exigir que os outros o compreendam.


E, ao se deitar, faça um balanço do seu dia, como fazia Santo Agostinho, citado por Kardec na questão 919 de O Livro dos Espíritos, e ore a Deus agradecendo as alegrias do dia.







Gerson Simes Monteiro. Vice-Presidente da FUNTARSO. E-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”