Minutos de Paz !

segunda-feira, dezembro 26, 2016

Quanto você vale, afinal?



Quanto você vale, afinal?


Um dia, um sábio recebeu um jovem que lhe pediu um conselho:


— Mestre, venho porque me sinto tão inferiorizado que não tenho forças para fazer nada. 

Me dizem que não presto, que não faço nada direito, que sou desajeitado e tolo. 

O que faço para melhorar? 

O que devo fazer para que me deem mais valor?

*

E o mestre, se olhar, lhe disse:

Sinto muito, meu caro. 

Não posso ajuda-lo. 

Tenho de resolver primeiro meu próprio problema. 

Talvez depois...

*

E, após uma pausa, prosseguiu:

Mas, se quiser me ajudar, resolvemos o meu problema mais rápido e, depois, cuidamos do seu problema, se der tempo.

Ok, mestre, titubeou o jovem, mas sentindo que mais uma vez era valorizado, pois a solução de seus problemas seria postergada novamente.

— Bem, -, disse o mestre. 

Tirou um anel que usava no dedo mínimo, deu ao discípulo e disse:


— Pegue o cavalo que está lá fora e vá até o mercado. 

Devo vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. 

Preciso que você obtenha por ele o maior valor que conseguir e não aceite como pagamento menos que uma moeda de ouro. 

Vá e volte com essa moeda o mais rápido que puder. 

O jovem pegou o anel e partiu. 

Chegou no mercado e começou a oferecê-lo aos mercadores, que olhavam a joia com algum interesse.

*

Porém, bastava ouvirem o preço do anel e, quando o jovem mencionava a moeda de ouro, uns riam, outros viravam a cara e somente um velhinho foi sincero e paciente o suficiente para explicar que uma moeda de ouro era muito por aquela joia. 

Alguém lhe ofereceu uma moeda de prata e uma moedinha de cobre, mas o jovem tinha instruções claras de que não poderia aceitar menos que uma moeda de ouro e recusou todas as ofertas.

*

Quanto quisera ter a moeda de ouro. 

A moeda! 

Ela liberaria o mestre de seu problema para, assim, ajudar o jovem. 

Triste, subiu em seu cavalo e voltou a seu guia.

*

Mestre — disse — sinto muito. 

Não consegui fazer o que você me pediu. 

Talvez pudesse obter duas ou três moedas de prata, mas não creio que possa enganar a ninguém a respeito do verdadeiro valor desse anel.

*

Me disseste algo importante, meu jovem amigo — disse, sorrindo, o mestre. 

Devemos saber, antes de mais nada, o verdadeiro valor do anel. 

Volte ao cavalo e vá a um ourives. 

Quem melhor que ele para saber? 

Diga que quer vender o anel e pergunte quanto pagaria por ele. 

Mas, não importa quanto ofereça, não o venda. Volte com o anel!

*

E lá se foi o jovem.

Com sua lupa, o ourives examinou o anel à luz de uma lamparina, pesou a joia e respondeu:

*

Diga ao mestre, meu rapaz, que se quiser vender agora, não posso pagar mais que 58 moedas de ouro.


— 58 MOEDAS! — exclamou o jovem.


— Sim, respondeu o ourives. 

Com um pouco de tempo, poderíamos vendê-la por 70 moedas. 

Mas, se é urgente...

*

E o jovem voltou, emocionado e esbaforido, para contar a grande novidade.

Sente-se , disse calmamente, o mestre, após ouvir a história. 

Você é como um anel: uma joia única e valiosa. 

E, como tal, só um expert pode lhe avaliar.




Fonte:
https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/quanto-voce-vale-afinal-4305/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”