Minutos de Paz !

segunda-feira, julho 06, 2020

Aniversário de Francisco de Assis- Fernando de Souza





Aniversário de Francisco de Assis

 Fernando de Souza


Há  838 anos (05/07/1182), nascia esse espírito de elevada condição.


Não apenas verbalizou os ensinamentos divinos, mas, sobretudo, vivenciou-os:


"Pregue o Evangelho todo o tempo; se necessário, use palavras".

*

Sua biografia é um hino de amor e respeito à natureza, aos animais e aos homens!

*
Tantas passagens belíssimas!... 


Difícil escolher apenas uma. 


Contudo, para colorir um pouco este singelo texto, escolhi uma história de sua infância:

O pequeno Francisco brincava com alguns amigos em um balanço ligado a uma árvore. 


Em dado momento, o menino de Assis resolve subir no galho que sustentava o tal balanço e ficar de cabeça para baixo, passando a ver o mundo de ponta-cabeça.

*

Em instantes, vendo tudo ao contrário, começou a rir, expressando grande contentamento.

*

Ao ser perguntado por um dos amigos qual seria a razão do riso solto, respondeu de pronto:

*
- Acabei de fazer uma grande descoberta!


Vi que é o Céu que sustenta a Terra!


*

Obrigado, Francisco! O mundo é melhor porque você passou por aqui!






Oração de S. Francisco de Assis 



Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;


Onde houver ódio, que eu leve o amor;


Onde houver discórdia, que eu leve a união;


Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;


Onde houver erros, que eu leve a verdade;


Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;


Onde houver desespero, que eu leve a esperança;


Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;


Onde houver trevas, que eu leve a luz.

*

Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,


que ser consolado;


Compreender, que ser compreendido;


Amar, que ser amado;


Pois é dando que se recebe;


É perdoando, que se é perdoado;


E é morrendo que se vive para a vida eterna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”