Minutos de Paz !

terça-feira, outubro 13, 2009


Oração e disposição


Momento Espírita



A oração é a chave que abre as portas do infinito.


Mas para que seja eficiente, precisa ser mais sentida do que falada.


O Criador registra mais a nossa disposição íntima do que mil palavras, ditas sem sentimento ou sem o testemunho da vivência.


A oração é entrega, é confiança, é disposição de ser útil, de servir com humildade.


Encontramos uma bela oração, atribuída ao padre Orlando Ganbi, que vale a pena reproduzir:


Senhor, se eu não puder ser o que desejo, que eu seja o que desejas de mim.


Se eu não puder ser a árvore que dá frutos, que eu seja o arbusto que dá sombra.


Se eu não puder ser o rio que inunda a terra, que eu seja a fonte que dá de beber.


Se eu não puder ser uma estrela no céu, que eu seja uma luz que anima as esperanças.


Se eu não puder ser o teto que abriga a todos, que eu seja a porta que se abre a quem bate.


Se eu não puder ser o mar que liga os continentes, que eu seja o porto que recebe a embarcação.


Se eu não puder ser o bosque que floresce, que eu seja o pássaro que nele canta.


Se eu não puder ser a roseira carregada, que eu seja o perfume de uma flor.


Se eu não puder ser a melodia que enleva, que eu seja a inspiração de cada verso.


Se eu não puder ser o vento que arrebata, que eu seja a brisa que acaricia.


Se eu não puder ser o livro que ensina, que eu seja a palavra que comove.


Se eu não puder ser a seara que promete, que eu seja o trigo que vai ser o pão.


Se eu não puder ser o fogo que incendeia, que eu seja o óleo que mantém a chama.


Se eu não puder ser a estrada que conduz, que eu seja o sinal que marca a direção.


Se eu não puder ser o rico que tudo pode, que eu seja o pobre que não nega nada.


Se eu não puder ser a chuva que irriga o solo, que eu seja o orvalho que umedece a flor.


Se eu não puder ser o tapete no palácio dos reis, que eu seja o agasalho na casa dos pobres.


Se eu não puder ser o sorriso que encanta, que eu seja a impressão que ele deixa.


Se eu não puder ser a felicidade que todos buscam, que eu seja feliz em ser tudo para todos.


Se eu não puder ser toda a bondade do mundo, que eu seja bom como todo o mundo espera.


Se eu não puder ser a eternidade, que eu seja o tempo em que Tu nos falas.


Se eu não puder ser o amor que tudo começa, que eu seja o amor que faz chegar ao fim!


***


A oração pode ser comparada à enxada laboriosamente movimentada no solo onde se vai semear. É necessário saber conduzi-la bem.


Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em oração atribuída ao padre Orlando Ganbi. Disponível em http:www.encantosdasereia.hpg.ig.com.brsenhor.htm