Minutos de Paz !

terça-feira, março 27, 2012

André Luiz é Carlos Chagas

 





André Luiz é Carlos Chagas


Estimado João Cabral,



Para subsidiar a questão que você aborda sobre a identidade de André Luiz temos mais algumas considerações a fazer.



Pois bem, para que se esclareça, é preciso lembrar do momento em que André Luiz aparece na obra de Chico Xavier. 


Chico e a FEB haviam tido a grande desilusão de enfrentar um rumoroso processo judicial da família do escritor Humberto de Campos em disputa por direitos autorais.


O próprio Espírito de Humberto de Campos em mensagem íntima havia externado o seu profundo desgosto ao se deparar com as exigências descabidas dos seus depois de sua morte física.


Segundo informações do próprio Chico, Carlos Chagas fora o escolhido por uma comissão de 12 sábios da Espiritualidade Maior, para ser o intérprete para o plano físico do que àquela época julgou-se possível revelar acerca da vida no mundo espiritual e sua relação direta com o mundo terrestre.


Para efeito de não levar o médium Xavier e a própria FEB a novo caso rumoroso e sensacionalista com a imprensa e a justiça, o próprio Carlos Chagas optou pelo anonimato do pseudônimo, escolhendo o nome de André Luiz aleatoriamente, tal como o irmão mais novo de Chico se chamava.

*

Segundo Chico Xavier me contou pessoalmente alguns dados biográficos do mesmo foram alterados propositadamente para que não se intentasse àquela ocasião o "descobrimento" de sua personalidade.


Assim dados como o da família, o da desencarnação, etc, foram "ajustados" por ele mesmo com o fim de se não ser descoberto.


O próprio prazo de sua permanência no umbral, descrito no livro como sendo de 8 anos, na realidade foi de apenas 2 anos, e este erro deveu-se a um simples erro da tipografia gráfica da época da primeira edição, decidindo a FEB pela manutenção do mesmo nas edições seguintes ( contrariamente ao desejo expresso de Emmanuel e Chico Xavier ) pois segundo nos dizia Chico, André Luiz apenas ficara no umbral pelo período de 2 anos aproximadamente.


*

O quadro a óleo pintado que mostra o rosto de Carlos Chagas, e que incluímos em nossa apresentação em pps, se refere a uma pintura encomendada pelo próprio Chico Xavier à Dona Suzana Maia Mousinho, sua grande amiga desde 1957, de origem potiguar e que mora na cidade do Rio de Janeiro e dirige o Lar Espírita André Luiz de Petrópolis.



Estátua do Dr. Carlos Chagas
Endereço Rua Nicaragua/ Botafogo / Rio de Janeiro - Data 1979
Artista Humberto Cozzo - Material Bronze

Fonte: monumentosdorio.com.br. Acesso: 28 MAR 2012

Em determinado momento Chico solicitou a ela que arranjasse um artista plástico de sua confiança e encomendasse a ele a feitura de um quadro a óleo do rosto de Carlos Chagas, e ainda que o referido pintor se baseasse na escultura em homenagem a Carlos Chagas que se encontra na praia de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro.

*
Este pedido lhe foi feito em Uberaba e a princípio Dona Suzana não se lembrou de nenhum artista plástico a quem pudesse recorrer.

*
Chegando à repartição pública onde trabalhava, no Ministério da Educação, e comentando o pedido de Chico junto aos colegas de trabalho, um deles se apresentou voluntariamente para o serviço uma vez que cursava a faculdade de Belas Artes, o que até então Dona Suzana ignorava.

*
O artista então se dirigiu à estátua de Carlos Chagas e fez o retrato do rosto do mesmo conforme havia encomendado o Chico.

*
Quando Dona Suzana levou finalmente o quadro até Chico Xavier em Uberaba, este lhe disse :


"Suzana este é o retrato de nosso benfeitor André Luiz!" 


Para surpresa de Dona Suzana Chico então escreveu de próprio punho esta afirmativa atrás do quadro e fez uma dedicatória a ela, dizendo-lhe que ela deveria fundar uma instituição espírita na cidade de Petrópolis com o nome dele, tendo em vista ligações do passado com o estimado benfeitor.

*
Assim foi feito e ela veio a fundar o LEAL que funciona até hoje em Petrópolis.


  *

Não preciso dizer que o referido quadro, que conheço, está dependurado na sala de visitas de Dona Suzana em seu apartamento na cidade do Rio de Janeiro até hoje.

*

Esta revelação foi publicada por nós no livro SEMENTEIRA DE LUZ de Neio Lúcio pela psicografia de Chico Xavier, organizado por Wanda Amorin Joviano em 2006.

*
Em relação ao Brasil Imperial, contou Chico Xavier a Dona Suzana ( Fundadora do Lar Espírita André Luiz de Petrópolis a pedido do próprio Chico ) que André Luiz de fato havia sido em vidas passadas médico da corte brasileira, desencarnado prematuramente, e que ela Dona Suzana estava ligada espiritualmente a ele desde o passado remoto, e por isto mesmo deveria abrir uma instituição espírita naquela cidade dando a ela o nome de André Luiz, coisa que ela concretizou em 1960 e que funciona em Petrópolis até hoje.

*

É nesta instituição que trabalha também nossa estimada Wanda Amorin Joviano, filha de Dr. Rômulo Joviano, chefe do Chico na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo.

*
Os direitos autorais da obras da psicografia de Chico Xavier na época da Fazenda Modelo, organizadas por Wanda Joviano e editadas por nós na Editora Vinha de Luz ( www.vinhadeluz.com.br ) pertencem ao LEAL - Lar Espírita André Luiz de Petrópolis. Esta instituição funciona num dos bairros mais pobres da cidade e segundo Chico Xavier os nossos irmãos nela assistidos em nome de Jesus são todos reencarnações da nobreza brasileira ou francesa do século XIX.

*
Além dos testemunhos de Suzana Maia Mousinho, Wanda Amorin Joviano, Hércio M.C. Arantes, Carlos Baccelli, há vários outros de amigos próximos a Chico Xavier, que devem ser levados em conta, como é o caso de Corina Novelino de Sacramento.

*
Como se vê a universalidade do ensino dos espíritos está aqui comprovada.

*
Temos fontes fidedignas e confiáveis endossando a revelação do próprio Chico.

*
Naturalmente que hoje, passados quase 70 anos da publicação do primeiro livro de André Luiz, o caso já não seja mais de "segredo" e pode muito bem servir aos nossos estudos doutrinários.

*


Outro ponto a ser esclarecido : a primeira menção de Emmanuel ao espírito de André Luiz, nas reuniões da Fazenda Modelo, foi na data de 31 de Março de 1943, data que nos relembra a desencarnação de Allan Kardec.

*

Esta informação está no livro de nossa edição DEUS CONOSCO, publicado em Junho de 2007. Curiosamente o prefácio de Emmanuel é datado de 3 de Outubro, aniversário de Kardec.

*
Portanto o livro foi psicografado em apenas 6 meses.

*
Isto é um dado histórico comprovado com os originais das referidas mensagens que estão em nossa guarda, e que integram o escopo das mensagens dos livros aqui cidados : SEMENTEIRA DE LUZ e DEUS CONOSCO de nossa edição. ( vide o site : www.vinhadeluz.com.br )

*
Espero ter contribuído um pouco mais para a elucidação do tema.


*

Abraços de sempre para você e toda a família,

Geraldo Lemos Neto





Temos gravação em vídeo onde a própria Suzana Mouzinho afirma ser André Luiz, o Carlos Chagas, que foi seu pai em duas encarnações.

*


Suzana foi a única pessoa autorizada a ficar com Chico no Hospital Santa Helena em São Paulo, em 1968, quando o médium foi operado da próstata pelo Dr Osvaldo, presente também no vídeo.


*

Informação confirmada também por Nena e Francisco Galves, amigos íntimos por 40 anos de Chico Xavier.

Enviado por Roberto Silveira | DF
31/01/2011

Fonte:
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=651 . Acesso:25 MAR 2012.



                                                        

4 comentários:

  1. Anônimo11:21 PM

    muito bom, adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. É gratificante saber a verdade como ela é

    ResponderExcluir
  3. Gabi você é filha de Graça neta de sr Leopoldo ? Perdi contato com a sua mãe .ora para meu filho que se encontra desempregado e tá muito nervoso .

    ResponderExcluir
  4. Cara Katia , bom dia!
    Não sou filha, nem neta de seus amigos, mas seja bem vinda a este espaço.
    Quanto ao seu filho, à esquerda tem vários links para pedido de tratamento e solicitação de vibrações , vou colar 2 para você:

    http://www.gruposocorrista.com.br/form.php?mod=VIBRAC

    Opção caixa de vibrações http://www.centronocaminhodaluz.com.br/

    Mas lembre-se de que as preces de uma mãe são envolvidas em muitas vibrações que fortalecem seus filhos.

    Ore sempre por ele.

    Fraternalmente

    ResponderExcluir

“Deixe aqui um comentário”