Pachelbel - Canon In D Major

domingo, julho 21, 2013

O que esperar da vida com otimismo - Gerson Monteiro





O que esperar da vida com otimismo


Gerson Monteiro




Um amigo me perguntou o que esperar da vida diante do futuro incerto. Respondi-lhe que devemos esperar sempre o melhor da parte de Deus, porque, diariamente, recebemos infinitas bênçãos, a começar pela luz do sol ao alvorecer de cada dia. 



Porém, quanto ao futuro da humanidade e à destinação do planeta, disse-lhe que tivesse fé e esperança em seu coração, porque Jesus, o Condutor de nossas almas para Deus, assegurou, no Sermão da Montanha, que os brandos e pacíficos herdarão a Terra. E vai acontecer!



O meu amigo, porém, para justificar o seu desânimo, passou a enumerar uma série de coisas desagradáveis, é claro, vistas pelas lentes escuras da sua visão pessimista: atentados terroristas, balas perdidas, seqüestros, tráfico de drogas, crianças abortadas, etc. 



Como contraponto a essa argumentação, passei a relacionar então o que eu enxergava pelas lentes do otimismo: o calor do sol, a chuva que fecunda a terra, as estrelas que iluminam a noite, o ar que respiramos, a saúde do corpo físico, o peito generoso das mães que amamentam com ternura e carinho os seus filhos, o cantar dos pássaros, e fui por aí.



Embora Deus nos ofereça todos os recursos para sermos felizes, temos, por outro lado, de fazer a nossa parte para que esse mundo seja melhor e viva em paz. 



Lembremo-nos ainda que, segundo Jesus, “ a cada um será dado segundo as suas próprias obras”, ou seja, pela ação da lei de causa e efeito, se plantarmos o bem, receberemos o bem de volta, mas se plantarmos o mal, é certo que haveremos de colher a infelicidade como conseqüência.



Portanto, oremos assim: 



“Senhor, que eu aceite a vida como ela é, sem me queixar de nada, mas que eu transforme sempre os fatos negativos em aprendizado construtivo. 


Nos caminhos da dor, que eu conquiste a paciência; nas dificuldades, a perseverança no bem; no fracasso, a coragem para levantar-me; nas perdas, que eu supere todas com resignação. 


Senhor, embora tudo conspire contra a minha paz, que eu nunca me entregue ao pessimismo e ao desânimo, pois eu creio nas forças do Bem criadas pela Vossa Eterna Bondade. Assim Seja!”.



Esta oração, assim como outras para levantar o ânimo, está publicada no livro de minha autoria A Vida Pede Passagem, disponível na Livraria da FEB: Av. Passos, 28 – Centro – Rio de Janeiro.



Gerson Simões Monteiro- Vice-Presidente da FUNTARSO


E-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”