Minutos de Paz !

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Sem Perdão Não Há Saída - Gerson Monteiro





Sem Perdão Não Há Saída

Gerson Monteiro



Jamais haverá paz no mundo se vivermos odiando e alimentando o desejo de vingança.


Se queremos de fato a paz, é preciso eliminar esses sentimentos inferiores, usando o perdão em qualquer circunstância.


Eis a razão pela qual o Benfeitor Espiritual Emmanuel diz que o perdão não se adquire nos armazéns, pois, na essência, o perdão é uma luz que se irradia, começando por nós mesmos.


Mas, para irradiarmos essa luz, precisamos sair da "tolerância zero" para a "tolerância máxima", recomendada e vivida por Jesus.


Somente perdoando de maneira incondicional aos nossos inimigos, é que poderemos promover definitivamente a paz na Terra.


Na realidade, o mundo hoje passa por uma crise de intolerância devido à falta de perdão.


Segundo Emmanuel, que foi o guia espiritual de Chico Xavier, o perdão é o único antibiótico mental capaz de acabar com as infecções do resssentimento no organismo do mundo.


Como é sabido, a falta de perdão também tem sido a causa de inúmeras doenças físicas e mentais, tornando·se um dos males do mundo moderno.


É bem verdade que nós continuamos clamando por paz, diante de tanta violência que vem ensanguentando a Terra. No entanto, se não reesolvermos essa crise de intolerância, Emmanuel preconiza que a nossa agressividade acabará expulsando a civilização dos cenários terrestres.


Porém, para que tal situação não ocorra, aconselhou-nos Jesus que perdoemos os que nos ofendam setenta vezes sete cada ofensa, ou seja, infinitamente.


Neste sentido, deu-nos o exemplo no alto da cruz, rogando para os seus algozes: 


"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Perdão, pelo visto, é a base fundamental para construirmos um mundo de paz.


Por isso, é preciso abolir a pena de talião, que prescreve o direito de arrancarmos o olho de alguém que tenha arrancado o nosso.


Eis por que Gandhi chegou à conclusão de que, se continuarmos praticando a lei do "olho por olho", todos terminaremos cegos.


Sem o perdão, continuaremos alimentando o círculo vicioso do ódio e da vingança, e o exemplo disso é o que aconteceu na Faixa de Gaza. 


Perdoar, enfim, é a única saída para a paz!



MONTEIRO, Gerson Simões  é vice presidente da FUNTARSO. Email gerson@radioriodejaneiro.am.br. Jornal Espírita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”