Classificação dos casamentos
Martins Peralva
No Cap. XVIII que tem como tema Espiritismo e Lar, o autor fundamentado nas obras do benfeitor Espiritual André Luiz leva-nos à tentativa de classificar os casamentos em 5 tipos principais, assim compreendidos:
Classificação dos
casamentos:
Acidentais;
Provacionais;
Sacrificiais;
Afins (Afinidade superior);
Transcendentes.
Casamentos Acidentais
Ocorre por efeito de atração momentânea, de
almas ainda inferiorizadas. São as pessoas que se encontram, se vêem, se
conhecem, se aproximam, surgindo, daí, o enlace acidental, sem qualquer
ascendente espiritual. Usando de seu livre arbítrio, uma vez que por ele
construímos sempre o nosso destino. No nosso mundo, tais casamentos são comuns,
ainda.
Casamentos Provacionais
Reencontro de almas, para reajustamentos
necessários à evolução delas.
São os mais frequentes.
É por essa razão que há
tantos lares onde reina a desarmonia, onde impera a desconfiança, onde os
conflitos morais se transformam, tantas vezes, em dolorosas tragédias.
Deus
permite a união deles, através das leis do Mundo, a fim de que, pelo convívio
diário, a Lei Maior, da fraternidade, seja por eles exercida nas lutas comuns.
A compreensão evangélica, a boa vontade, a tolerância e a humildade são
virtudes que funcionam à maneira de suaves amortecedores.
O Espiritismo, pelos conhecimentos que espalha, é meio
eficiente para que muitos lares em provação, se reajustem e se consolidem,
dando, assim, os primeiros passos na direção do Infinito Bem.
O Espírita
esclarecido sabe que somente ele pagará as suas próprias faltas, porém sempre
contando com o auxílio Divino.
Casamentos Sacrificiais
Deus permite o reencontro de alma
iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimir a que se perdeu pelo
caminho.
Reúnem almas possuidoras de virtude a outras de sentimentos opostos.
Acontece quando uma alma esclarecida, ou iluminada se propõe ajudar a que se
atrasou na jornada ascensional.
Como a própria palavra indica, é casamento de
sacrifício, para um deles.
E o sacrificado tanto pode ser a mulher como o
homem.
Quem ama não pode ser feliz se deixou na retaguarda, torturado e
sofredor, o objeto de sua afeição.Volta, então, e, na qualidade de esposo ou
esposa, recebe o viajor retardatário, a fim de, com o seu carinho e com a sua
luz, estimular-lhe a caminhada.
O
Evangelho nos lares, como em toda a parte, funciona à maneira de estimulante da
harmonia e construtor do entendimento.
Casamentos Afins
Reencontro de corações
amigos, para consolidação de afetos.
São os que reúnem almas esclarecidas e que
muito se amam.
São Espíritos que, pelo casamento, no doce aconchego do lar,
consolidam velhos laços de afeição.
Casamentos Transcendentes
São
Almas engrandecidas no Bem que se buscam para realizações imortais.
São
constituídos por almas que se reencontram, no plano físico, para as grandes
realizações de interesse geral.
A vida desses casais encerra uma finalidade
superior.
O ideal do Bem e do Belo enche-lhes as horas e os minutos
repletando-lhes as almas de doce ventura, acima de quaisquer vulgaridades
terrenas, acima das emoções inferiores, o amor puro e santo.
Todos nós
passamos, ou passaremos ainda, segundo o caso, por essa sequência de
casamentos: acidentais, provacionais e sacrificiais, até alcançarmos no futuro,
sob o sol de um novo dia, a condição de construirmos um lar terreno na base do
idealismo transcendental ou da afinidade superior.
E enquanto caminhamos, o
Espiritismo, abençoada Doutrina, cumulará os nossos dias das mais santas
esperanças…
É evidente que o matrimônio, sagrado em suas origens, tem
reunido sob o mesmo teto os mais variados tipos evolutivos, o que vem
demonstrar que a união, na Terra, funciona, às vezes como meio de consolidação
de laços de pura afinidade espiritual, e, noutros casos, em sua maioria, como
instrumento de reajuste.
Algumas vezes o lar é um santuário, um templo, onde almas
engrandecidas pela legítima compreensão exaltam a glória suprema do amor
sublimado.
Porém, a maioria dos lares funcionam como oficina e hospital
purificadores, onde, sob o calor de rudes provas e dolorosos testemunhos,
Espíritos frágeis caminham, lentamente, na direção da Vida Superior.
PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade. espiritismo e Lar, Cap. XVIII, p. 101-105. FEB.
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